ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Bafômetro identifica álcool em pão, mas Detran não considera infração

De acordo com nota, a ingestão de produtos com álcool pode variar com a evaporação na boca

Por Gustavo Bonotto | 23/07/2024 23:39
Agente de fiscalização do Detran realiza teste do bafômetro em motorista. (Foto: Reprodução/Detran)
Agente de fiscalização do Detran realiza teste do bafômetro em motorista. (Foto: Reprodução/Detran)

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) publicou, na tarde desta terça-feira (23), nota técnica sobre os mitos do teste de alcoolemia, popularmente conhecido como "bafômetro". O texto vem a público depois da circulação de vídeos onde uma mulher recebe infração após ingerir uma fatia de pão de forma.

De acordo com a autarquia, o consumo de álcool pode até ser detectado pelo medidor eletrônico uma vez que o produto - seja um bombom ou a fatia do pão - esteja presente na mucosa da boca. No entanto, o processo de evaporação não leva o álcool até o sangue.

Rubens Ajala, gerente especial de fiscalização, assina a nota técnica alegando que todos os profissionais que atuam para o departamento são treinados e capacitados para lidar com a situação.

"Durante a abordagem, os agentes fazem o teste passivo, quando o motorista assopra de longe em direção ao equipamento, em sinal positivo, o agente vai conversar com o motorista e nessa conversa ele vai buscando sinais de embriaguez. Após 10 minutos é realizado um novo teste e se não der positivo o motorista está liberado. Em caso contrário, ele sofrerá as imposições da lei".

Nesta semana, o CFF (Conselho Federal de Farmácia) também divulgou nota que cita a insuficiência do álcool para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro em casos de consumo de pão.

"O que acontece, assim como nos casos do enxaguante bucal e bombom de licor, é uma presença temporária do álcool, portanto, desaparece minutos após o consumo ou exposição a esses produtos".

Para a CNN Brasil, o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal demonstrou que, após três minutos do consumo de pão de forma, os voluntários apresentaram teor alcoólico zero.

O que diz a lei - A legislação relacionada ao dirigir sob efeito de álcool é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro. A lei estabelece tolerância zero para a combinação de álcool e direção. No entanto, existe uma margem de erro 0,04 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

Caso o teste realizado no bafômetro foi maior que o estabelecido, o agente fiscalizador aplicará multa de natureza gravíssima com valor multiplicado em dez vezes - atualmente em R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo.

Se o motorista se recusar a realizar o teste do bafômetro ele também está sujeito às mesmas penalidades.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias