Aeronave "de luxo" já lançou 528 mil litros de água no Pantanal
Modelo KC-390 Millennium já soma 48 horas no céu do bioma sul-mato-grossense
O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira informa que desde o dia 28 de junho, quando começou a atuar no combate às queimadas, já lançou 528 mil litros de água nos focos de incêndio da região oeste sul-mato-grossense.
Os voos são operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros em áreas de incêndio.
De acordo com o major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão realizada em Corumbá, município a 428 quilômetros de Campo Grande, o combate ao incêndio ocorre em etapas.
"A primeira ocorre com a coordenação em solo do ponto onde há a necessidade de se conter as chamas. Na sequência, é preciso fazer a visualização do local, o desconflito de aeronaves que atuam de forma semelhante e o contato com a equipe em solo", explicou.
A partir de então, ocorre uma primeira passagem, objetivando a precisão e a segurança da operação e, depois, o sobrevoo para o lançamento da água. Na sequência, a aeronave retorna para reabastecimento, podendo decolar novamente em cerca de 40 minutos.
Esta foi a primeira operação da FAB no novo sistema modular. Desde o início da missão, a FAB já realizou 44 voos de apoio ao bioma brasileiro, contabilizando 48 horas e 15 minutos de voo.
”Além da importante e diferenciada capacidade operacional da Força Aérea Brasileira em combater incêndios, essa marca alcançada também reflete a interoperabilidade das três Forças Armadas, uma vez que o abastecimento de água das duas piscinas, um total de 48 mil litros, é realizado por caminhões da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro", enfatizou o Coronel Aviador Leonardo Venancio Mangrich, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Componente da Operação Pantanal.
"De luxo" - O modelo da aeronave conquistou o prêmio "Concours d'Elegance", sendo eleito a aeronave mais elegante do mundo. Este reconhecimento foi dado a uma unidade vendida a Força Aérea Portuguesa durante o festival aéreo Riat (Royal International Air Tattoo), que ocorreu no último fim de semana.
O prêmio é decidido por um painel internacional de especialistas que avaliam as aeronaves mais bem preparadas e apresentáveis na exposição. O Concours d’Elegance é uma premiação dividida em três categorias: aeronave militar, aeronave civil e a do grande vencedor, que é considerada a mais prestigiosa. O KC-390 da Força Aérea Portuguesa recebeu o troféu de maior destaque, superando outras aeronaves em competição.
Em outra operação significativa, a aeronave foi utilizada para transportar 14 toneladas de equipamentos destinados à construção de um hospital de campanha durante a tragédia climática do Rio Grande do Sul. Entre os materiais transportados estavam lonas, macas e aparelhos de refrigeração, essenciais para a estrutura temporária de atendimento médico.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.