Bancos terão horários reduzidos a partir desta terça-feira
Atendimento segue nas agências mas com escalas reduzidas, informa a Febraban
Expediente bancário será alterado durante as festas de fim de ano, com horários reduzidos e fechamento nas vésperas de Natal e Ano Novo, informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em nota enviada à imprensa.
Conforme o órgão, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos atenderão das 9h às 11h, horário de MS. Já no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, não haverá expediente nas agências e as compensações bancárias, incluindo a transferência via TED, não serão realizadas. A única operação disponível nesses dias será o Pix, que funciona normalmente, 24 horas por dia.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, as agências bancárias funcionarão no horário habitual. Não haverá atendimento nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, que são feriados nacionais, e as compensações bancárias também estarão suspensas nesses dias.
Contas de consumo, como água, luz e telefone, com vencimento nos feriados poderão ser pagas no primeiro dia útil seguinte, sem acréscimo. No caso de tributos e impostos, é necessário realizar o pagamento antecipado, para evitar juros e multas.
"A Febraban destaca que as datas de vencimento dos tributos geralmente já são ajustadas ao calendário de feriados, mas, caso não estejam, a recomendação é antecipar o pagamento ou agendar a quitação por meio de canais digitais ou caixas eletrônicos", diz o texto.
A resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) estabelece que sábados, domingos e feriados não são considerados dias úteis para as operações bancárias.
Por fim, a federação ainda reforça que os clientes podem utilizar os canais digitais e as áreas de autoatendimento nas agências para realizar transferências e pagamentos de contas de maneira prática e segura. Para clientes que utilizam o sistema DDA (Débito Direto Autorizado), já existente nas principais contas do país.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.