Campanha alerta população sobre riscos das arritmias cardíacas
Ação será realizada neste sábado no Shopping Campo Grande, e contará com a presença de profissionais da saúde
As arritmias cardíacas são motivo de alerta constante por parte da população, pois são responsáveis pela morte súbita de aproximadamente 300 mil brasileiros todos os anos. Dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) apontam que a doença pode acontecer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida.
Em razão desses números, a SOBRAC vem realizando desde 2007 a Campanha "Coração Na Batida Certa", com o objetivo de alertar a população sobre os riscos, sintomas e, principalmente, os cuidados que a população deve ter a respeito da doença.
"A campanha tem como objetivo orientar as pessoas sobre as arritmias cardíacas, que são situações clínicas muito frequentes, a maioria benignas, porém, existe algumas arritmias que estão relacionadas à complicações graves como desmaios, algumas podem formar trombos no coração que podem levar a coágulos que causam AVC (Acidente Vascular), e algumas que podem levar a morte súbita", explica o cardiologista Guilherme Bertão.
O ato contará com a participação de médicos, profissionais de saúde, que tem como objetivo de levar informações e orientações sobre as arritmias cardíacas e a morte súbita.
"A gente busca orientar através de treinamento - com boneco estimulador - técnicas de reanimação cardíaca. A maioria das mortes por uma morte súbita acontece em ambiente familiar, então, a gente saber como atender pode ser algo vital para pessoas próximas, para familiares", ressalta.
Prevenção - "Consiste em avaliações cardiológicas regulares, na presença de sintomas como desmaios, tonturas, palpitações. As mesmas medidas que ajudam a prevenir as doenças do coração em geral, também servem para a prevenção de arritmias cardíacas, como a prática de atividades físicas regulares, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, abolir o tabagismo, evitar fatores estressantes, controlar a pressão arterial e colesterol", lembra o Dr. Guilherme Bertão.
Ação será gratuita e acontece das 12h às 17h no espaço gourmet do Shopping Campo Grande, com realização de exame de pressão arterial e eletrocardiograma, além de aprender sobre autoexame de palpação do pulso, receber orientações médicas sobre morte súbita e aprender técnicas de reanimação, com uso de um boneco para simulação.