Campanha "extramuro" quer imunizar 121 mil trabalhadores da saúde em MS
Campanha prioriza a "linha de frente" após aumento no número de casos confirmados e mortes por covid-19
Com o objetivo de vacinar 121 mil servidores da saúde contra a covid-19, iniciou hoje (23) a campanha 'Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida', em Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, a vacinação ocorreu no prédio da SES (Secretaria Estadual de Saúde), pela manhã e terá sequência na quinta-feira (26), das 8h30 às 11h.
Conforme a SES, os municípios do interior têm até hoje para decidir se irão aderir a campanha. O gerente de imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, 32 anos, explica que a estratégia é priorizar os profissionais de saúde com reforço da vacina da covid, após o aumento no número de casos da doença. A imunização também para influenza e tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola
O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria mostra que na última semana epidemiológica foram confirmados 368 casos da doença, e oito pessoas morreram devido ao vírus. Os óbitos foram registrados em Dourados, Brasilândia, Campo Grande, Ponta Porã, Nova Andradina, Dourados e Naviraí.
O servidor da secretaria, Anderson Holsbach, de 40 anos, aproveitou a oportunidade para se imunizar hoje. Segundo ele, a iniciativa facilita a rotina diária. "A gente que trabalha na saúde, apesar de entender a importância da vacinação, a nossa rotina acaba tendo muitas demandas, e nem sempre a gente consegue sair em tempo de encontrar uma unidade básica aberta no período do horário comercial", afirmou. Para ele, os trabalhadores da saúde precisam dar o exemplo nas campanhas de imunização.
A estratégia "extramuro", leva a vacinação até o local de trabalho do servidor de saúde. "Tem alguns pontos de vacinação, mas todas as unidades de saúde já têm essas vacinas de covid, então o profissional pode se dirigir também a uma sala de vacina da atenção primária, mais próxima da sua residência", explicou o gerente de imunização da SES, Frederico de Moraes.
Nesta campanha, está sendo aplicada a vacina mais atualizada, que é a XBB. Segundo Frederico Moraes, a imunização se inicia hoje no prédio da SES, mas será levada para os grandes hospitais de Campo Grande, como a Santa Casa, Hospital Regional e São Julião, até o dia 12 de outubro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.