ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Campanha nacional para reconhecimento de paternidade atenderá 13 cidades de MS

Com inscrições abertas, o mutirão de atendimento será no dia 19 de agosto

Mylena Fraiha | 06/08/2023 08:46
Certidão de nascimento emitida em papel timbrado (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Certidão de nascimento emitida em papel timbrado (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A 2ª edição da campanha nacional "Meu Pai Tem Nome", idealizada pelo Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais), terá mutirão de atendimento em Campo Grande e em outras 12 cidades do interior. O atendimento será no dia 19 de agosto, das 8h às 12h.

De acordo com a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, as inscrições já estão abertas, para os interessados em participar do mutirão de atendimento. A iniciativa tem como objetivo promover o reconhecimento voluntário da paternidade e garantir o direito fundamental de ter o nome do pai oficialmente no registro civil.

Durante o mutirão, serão realizadas audiências extrajudiciais de mediação/conciliação para o reconhecimento voluntário da paternidade. Também serão oferecidos atendimentos para mães de crianças e adolescentes cujos pais se recusaram a registrar os filhos, casos que não tiveram acordo entre as partes.

Além disso, pessoas maiores de 18 anos que não possuem o nome do pai no registro de nascimento e desejam entrar com ações judiciais também poderão participar.

Exame de DNA - A ação oferece a coleta gratuita de material biológico para exames de DNA, auxiliando na comprovação da paternidade de forma voluntária.

Os atendimentos ocorrem nos dias 4, 7 e 9 de agosto, sempre das 10h às 14h, e os resultados dos exames serão entregues no Dia D da ação, no dia 19 de agosto.

Atendimento - Para participar da campanha, os interessados devem estar munidos de documentos como certidão de nascimento ou identidade dos filhos, identidade, CPF, carteira de trabalho e certidão de casamento dos pais, se houver.

O atendimento da campanha "Meu Pai Tem Nome" acontecerá nos seguintes municípios do estado: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ivinhema, Paranaíba, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas.

Dados - Conforme levantamento da Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) revelam que, em 2022, 164.161 crianças no Brasil ficaram sem o nome do pai na certidão de nascimento.

Além disso, somente no ano passado, ao menos 96 mil crianças foram registradas sem o nome do pai, apontam dados do Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias