ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Casos de zika têm alta em Mato Grosso do Sul, mas doença segue sob controle

Aumentou em seis vezes o número de confirmados entre 2022 e 2023

Por Cassia Modena | 15/12/2023 10:05
Vetor da zika, chikungunya e dengue em estágio inicial (Foto: Alex Machado)
Vetor da zika, chikungunya e dengue em estágio inicial (Foto: Alex Machado)

Doença que causa temor especialmente entre grávidas, pelo risco de interferência no desenvolvimento dos bebês, a zika tem apresentado crescimento de casos em Mato Grosso do Sul. São 89 os confirmados até 5 de dezembro deste ano.

O número é seis vezes maior do que o registrado em 2022, quando 14 casos haviam sido positivados após análise laboratorial. Os dados são da SES (Secretaria Estadual da Saúde).

Nada comparado a 2016, ano de epidemia da zika no país. Mato Grosso do Sul registrou 1.825 casos confirmados na época. É a maior quantidade até hoje.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Normalidade - A gerente técnica de doenças endêmicas da SES, Bianca Modafari, afirmou ao Campo Grande News que o aumento de casos verificado este ano está dentro do normal e era esperado.

"Esperávamos um aumento de casos de zika, como aconteceu com todos os outros agravos. Temos que considerar que tivemos uma redução em 2021 e 2022, que é reflexo da pandemia", diz.

Bianca também tranquiliza explicando que a "circulação da doença não é significativa pelo visto no número de casos", e que as mudanças climáticas, além do aumento significativo de chuva no início de 2023, contribuíram para aumentar a notificação de casos prováveis e confirmados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias