ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com coordenador indígena na Funai, lideranças acreditam em aproximação

Henrique Dias da etnia Terena assumiu a coordenadoria da Funai em Campo Grande nesta sexta-feira (15)

Tatiana Marin | 15/03/2019 12:13
Líderes e caciques presentes na posse de Henrique Dias como coordenador da Funai em Campo Grande. (Foto: Tatiana Marin)
Líderes e caciques presentes na posse de Henrique Dias como coordenador da Funai em Campo Grande. (Foto: Tatiana Marin)

Os líderes indígenas acreditam em uma reaproximação das comunidades com a Funai (Fundação Nacional do Índio) com a posse de Henrique Dias, da etnia Terena. Ele tomou posse na manhã desta sexta-feira (15) prometendo atender a população indígena das aldeias e os que vivem nos ambientes urbanos.

“Estamos felizes. é um momento novo e histórico em que depois de muito tempo novamente volta um indígena para a coordenadoria da Funai, que veio da base e acreditamos que vai fazer uma administração voltada para as comunidades”, avalia o Cacique Messias da Aldeia Córrego do Meio de Sidrolândia, um dos líderes indígena presente na posse.

Segundo ele, havia um distanciamento entre os líderes e as comunidades em relação às gestões passadas. Com a vinda dele vai, unificar e trazer a liderança e a comunidade para perto da Funai”, pontua.

“Agradeço a Deus. A gente fica feliz. A porta está aberta, ele é nosso patrício, entende toda a situação de cada um da comunidade indígena, tanto da base como urbano de Campo Grande”, opinou o ancião Cacique Ribeiro Barbin, da Aldeia Inápolis próximo a Indubrasil.

Para o Cacique André da Aldeia Nova Buriti de Dois Irmãos do Buriti, é importante ter um indígena à frente do órgão. “O administrador da Funai tem que ser um índio, senão fica difícil dialogar. Tem que ser índio com índio”.

Nos siga no Google Notícias