Com morte de mulher de 23 anos, MS registra 261 casos nesta terça-feira
Por conta da vacinação, índices têm apresentado redução, em geral, mas pandemia ainda não acabou
Boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira (20) traz 32 mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul, incluindo a de uma mulher, de 23 anos, além de 261 novos casos da doença, registrados em 24 horas.
Segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), ela era de Dourados, não tinha comorbidades, deu entrada em unidade hospitalar em 15 de julho e faleceu nesta segunda-feira (19).
Na média dos últimos sete dias, foram confirmados 24 óbitos diários, índice cerca de 50% menor que o verificado em meados de junho, além de 665 infecções diárias - quase três vezes menos que o período do mês passado.
Em geral, os números da pandemia têm indicado uma redução da doença, muito relacionada com o bom desempenho do Estado na vacinação - atualmente, cerca de 73,7% dos adultos receberam ao menos uma dose, enquanto 39,3% foram imunizados com duas vacinas ou dose única.
Mesmo que a média estadual de ocupação de leitos de terapia intensiva seja de 63%, indicando maior disponibilidade de vagas, a pandemia ainda tem causado uma série de dificuldades na gestão da saúde pública.
As regiões de Dourados (52%) e Corumbá (52%) estão em melhores condições, além de Três Lagoas (63%), mas a de Campo Grande (84%) é a que apresenta menor quantidade de vagas vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) disponíveis. Ainda segundo dados do governo de MS, há 35 pacientes esperando serem regulados para um leito de UTI na Capital, e outros quatro no interior do Estado.