Com visitas presenciais suspensas, presídios de MS testam videoconferência
Três internos do presídio da Gameleira já estão participando do projeto e a ideia é estender para os outros durante pandemia
Enquanto as visitas presenciais estiverem suspensas, os presos que cumprem pena em Mato Grosso do Sul poderão conversar com os parentes de forma virtual. O projeto está em fase de teste com três internos do regime fechado que cumprem pena na Penitenciária Estadual da Gameleira, mas a ideia é estender para os outros.
A suspensão das visitas nos presídios do Estado começou no dia 20 de março, foi prorrogada inicialmente até o dia 22 de abril e agora estendida mais uma vez até o dia 7 de maio. Como alternativa, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) decidiu implantar o sistema de visitas virtuais.
Uma nota técnica sobre o assunto foi divulgada na quarta-feira (22) e em até cinco dias eles devem definir os procedimentos e critérios dessas visitas. Conforme informações divulgadas pela Assessoria de imprensa da Agepen, até o momento três internos estão realizando o procedimento por meio da videoconferência.
A cada fim de semana, em média 1,7 mil visitantes passam pelo complexo penitenciário de Campo Grande que engloba quatro presídios. O objetivo das visitas das virtuais é manter o vínculo dos detentos com a família sem perder de vista as medidas de prevenção contra o coronavírus.