ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Crea-MS realizará eleições gerais com quatro candidatos à presidência

Profissionais da engenharia, agronomia e geografia poderão eleger representantes em votação online

Por Mylena Fraiha | 06/10/2023 17:05
Fachada do Crea-MS, na Rua Sebastião Taveira, no bairro São Francisco (Foto: Divulgação)
Fachada do Crea-MS, na Rua Sebastião Taveira, no bairro São Francisco (Foto: Divulgação)

No dia 17 de novembro de 2023, profissionais da engenharia, agronomia, geografia, geologia, meteorologia e tecnólogos de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de eleger, por meio de votação virtual, os líderes que irão conduzir o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS) e o Sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Em Mato Grosso do Sul, estado que conta com 9.515 profissionais aptos a votar, o prazo para quitar débitos e atualizar os dados cadastrais a fim de receber o acesso ao sistema de votação eletrônica se encerra no dia 18 de outubro.

Nas eleições estaduais, ao cargo de presidente do Crea-MS, concorrem quatro candidatos: a engenheira agrimensora Vânia Abreu de Mello, o engenheiro eletricista José Antônio Canuto dos Santos, o engenheiro agrônomo Ângelo Ajala Ximenes e o engenheiro eletricista Marcelo de Castro Abdalla.

Na disputa pelo cargo de diretor-geral da Mútua-MS, encontram-se o engenheiro agrônomo Hamilton Rondon Flandoli e o engenheiro eletricista Edson Alves Delgado. Já para o cargo de diretor-administrativo da Mútua, concorrem o engenheiro civil Ahmad Hassan Gebara e o engenheiro eletricista André Canuto Lopes.

A nível nacional, a eleição para a presidência do Confea conta com sete candidatos: o engenheiro civil Jocélio Cabral Mendonça, o engenheiro civil Amaury Pinto de Castro Monteiro Junior, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Nélio Alzenir Afonso Alencar, a engenheira civil Maria de Fátima Ribeiro Có, o engenheiro de telecomunicações Vinícius Marchese Marinelli, o engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho Alírio Ferreira Mendes Junior e o engenheiro agrônomo Francisco Antônio Silva de Almeida.

Candidatos - Vânia Abreu de Mello possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Atualmente é professora titular da Anhanguera-Uniderp e Engenheira Agrimensora na Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Vânia Abreu de Mello, candidata à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)
Vânia Abreu de Mello, candidata à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)

Natural de Corumbá, o empresário Marcelo de Castro Abdalla possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Desde os anos 2000, participa do sistema CONFEA/CREA, onde desempenhou o papel de conselheiro titular. É o atual presidente da AEACG (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande) para o mandato de 2023/2024.

Marcelo de Castro Abdalla, candidato à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)
Marcelo de Castro Abdalla, candidato à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)

Ângelo César Ajala Ximenes é graduado em Agronomia e mestre em Agronomia pela UFMS. Atuou como Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-MS (2006, 2007 e 2010) e atuou como conselheiro titular de 1998 a 2010.

Ângelo César Ajala Ximenes, candidato à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)
Ângelo César Ajala Ximenes, candidato à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)

José Antônio Canuto é graduado em Engenharia Elétrica pela Uniderp. Durante três anos, desempenhou a função de Analista de Projetos na Prefeitura Municipal de Campo Grande. Além de sua atuação profissional, ele foi nomeado pelo Governo do Estado para a Agepan (Agência de Regulação), onde desempenhou o papel de ouvidor por dois anos.

José também atuou no Crea-MS como Conselheiro por 11 anos. Durante seu tempo no CREAMS, assumiu posições de destaque, incluindo a CEEM (Coordenação da Câmara Elétrica/Mecânica) por três mandatos e a Coordenação Adjunta da Câmara Nacional da Engenharia Elétrica. Também foi diretor Administrativo do conselho.

José Canuto, candidato à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)
José Canuto, candidato à presidência do Crea-MS (Foto: Divulgação)

Votação - A eleição será conduzida pela internet, das 8h às 19h, no horário de Brasília, por meio do site www.votaconfea.com.br. Para participar, os profissionais aptos a votar deverão se autenticar na plataforma utilizando seu login (CPF) e a senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular.

Portanto, é crucial que os dados cadastrais dos eleitores estejam atualizados para garantir o acesso à votação eletrônica.

Todas as informações relevantes sobre o processo eleitoral, assim como as propostas dos candidatos, estão disponíveis no site do Crea-MS.

(*) Matéria alterada às 21h49 para acréscimo do conteúdo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias