Crea-MS realizará eleições gerais com quatro candidatos à presidência
Profissionais da engenharia, agronomia e geografia poderão eleger representantes em votação online
No dia 17 de novembro de 2023, profissionais da engenharia, agronomia, geografia, geologia, meteorologia e tecnólogos de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de eleger, por meio de votação virtual, os líderes que irão conduzir o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS) e o Sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Em Mato Grosso do Sul, estado que conta com 9.515 profissionais aptos a votar, o prazo para quitar débitos e atualizar os dados cadastrais a fim de receber o acesso ao sistema de votação eletrônica se encerra no dia 18 de outubro.
Nas eleições estaduais, ao cargo de presidente do Crea-MS, concorrem quatro candidatos: a engenheira agrimensora Vânia Abreu de Mello, o engenheiro eletricista José Antônio Canuto dos Santos, o engenheiro agrônomo Ângelo Ajala Ximenes e o engenheiro eletricista Marcelo de Castro Abdalla.
Na disputa pelo cargo de diretor-geral da Mútua-MS, encontram-se o engenheiro agrônomo Hamilton Rondon Flandoli e o engenheiro eletricista Edson Alves Delgado. Já para o cargo de diretor-administrativo da Mútua, concorrem o engenheiro civil Ahmad Hassan Gebara e o engenheiro eletricista André Canuto Lopes.
A nível nacional, a eleição para a presidência do Confea conta com sete candidatos: o engenheiro civil Jocélio Cabral Mendonça, o engenheiro civil Amaury Pinto de Castro Monteiro Junior, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Nélio Alzenir Afonso Alencar, a engenheira civil Maria de Fátima Ribeiro Có, o engenheiro de telecomunicações Vinícius Marchese Marinelli, o engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho Alírio Ferreira Mendes Junior e o engenheiro agrônomo Francisco Antônio Silva de Almeida.
Candidatos - Vânia Abreu de Mello possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Atualmente é professora titular da Anhanguera-Uniderp e Engenheira Agrimensora na Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Natural de Corumbá, o empresário Marcelo de Castro Abdalla possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Desde os anos 2000, participa do sistema CONFEA/CREA, onde desempenhou o papel de conselheiro titular. É o atual presidente da AEACG (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande) para o mandato de 2023/2024.
Ângelo César Ajala Ximenes é graduado em Agronomia e mestre em Agronomia pela UFMS. Atuou como Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-MS (2006, 2007 e 2010) e atuou como conselheiro titular de 1998 a 2010.
José Antônio Canuto é graduado em Engenharia Elétrica pela Uniderp. Durante três anos, desempenhou a função de Analista de Projetos na Prefeitura Municipal de Campo Grande. Além de sua atuação profissional, ele foi nomeado pelo Governo do Estado para a Agepan (Agência de Regulação), onde desempenhou o papel de ouvidor por dois anos.
José também atuou no Crea-MS como Conselheiro por 11 anos. Durante seu tempo no CREAMS, assumiu posições de destaque, incluindo a CEEM (Coordenação da Câmara Elétrica/Mecânica) por três mandatos e a Coordenação Adjunta da Câmara Nacional da Engenharia Elétrica. Também foi diretor Administrativo do conselho.
Votação - A eleição será conduzida pela internet, das 8h às 19h, no horário de Brasília, por meio do site www.votaconfea.com.br. Para participar, os profissionais aptos a votar deverão se autenticar na plataforma utilizando seu login (CPF) e a senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular.
Portanto, é crucial que os dados cadastrais dos eleitores estejam atualizados para garantir o acesso à votação eletrônica.
Todas as informações relevantes sobre o processo eleitoral, assim como as propostas dos candidatos, estão disponíveis no site do Crea-MS.
(*) Matéria alterada às 21h49 para acréscimo do conteúdo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.