ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

De lazer a saúde: cooperativas animam o sábado de quem procura ações gratuitas

“Dia C - Dia de Cooperar” prevê atender 5 mil pessoas no Parque Jacques da Luz, no Bairro Moreninha

Caroline Maldonado | 01/07/2023 16:22
De lazer a saúde: cooperativas animam o sábado de quem procura ações gratuitas
Em estantes, cooperados oferecem ações nas áreas de beleza, diversão e outras (Foto: Juliano Almeida)

Esperando receber aproximadamente 5 mil pessoas, neste sábado (1º), cooperativas oferecem diversos atendimentos e atividades gratuitos que movimentam a rotina de moradores da região do Parque Jacques da Luz, no Bairro Moreninha. O evento tem desde recreação para as crianças a atendimentos com orientações na área da saúde, que são o chamariz, mas quem chega encontra outras novidades e aproveita a tarde de atividades que vão até as 17h.

As ações gratuitas são nas áreas de saúde, bem-estar, beleza, educação financeira e esporte. Há também apresentações culturais, bazar solidário, palestra e muito mais. São coisas que parecem simples, mas fazem a diferença para quem participa e a ideia é essa mesmo.

Na celebração do “Dia C - Dia de Cooperar”, os cooperados querem mostrar que atitudes simples movem o mundo.

Estão aqui as cooperativas que são as das áreas mais fortes em Mato Grosso do Sul, que são a saúde, o agro e o crédito. Elas não vêm vender os serviços delas, mas sim oferecer orientações e ações gratuitas para que as pessoas vejam o quão é importante a atitude de cooperar”, explica o presidente do Sistema OCB-MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Celso Régis.

De lazer a saúde: cooperativas animam o sábado de quem procura ações gratuitas
Presidente do Sistema OCB-MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Celso Régis. (Foto: Juliano Almeida)

O Dia Internacional do Cooperativismo acabou sendo oportunidade de distração e cuidados com a saúde para a aposentada Sandra Marilda Melo, de 62 anos. Ela mora sozinha e hoje passaria a tarde fazendo limpeza na casa, mas resolveu mudar os planos e aproveitar a ação. De lá, saiu com alerta e orientações do médico sobre como cuidar dos olhos.

Estou adorando isso aqui e é a primeira vez que venho em um evento desses. Vou precisar fazer exames e consulta para avaliar os olhos. Moro pertinho e foi bom vir aproveitar. Agora vou assistir a uma palestra”, contou Sandra Melo, moradora do Bairro Moreninha.

De lazer a saúde: cooperativas animam o sábado de quem procura ações gratuitas
A aposentada Sandra Marilda Melo, de 62 anos. aguarda para assistir palestra durante o “Dia C - Dia de Cooperar”, no Parque Jacques da Luz, no Bairro Moreninha. (Foto: Juliano Almeida)

A palestra é sobre o papel do Ceam (Centro de Atendimento da Mulher) no combate à violência doméstica. Quem chega recebe todas as informações para procurar ajuda ou orientar outras mulheres que precisem de apoio.

A palestra é importante para que as mulheres saibam e possam recorrer aos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, por meio do centro, que são na área de assistência social e tratamento psicoterapêutico. Também há atendimento às mulheres do interior para encaminhamento aos serviços que haja necessidade”, explica a coordenadora do Ceam, Sidnéia Tobias.

De lazer a saúde: cooperativas animam o sábado de quem procura ações gratuitas
Coordenadora do Ceam (Centro de Atendimento da Mulher), Sidnéia Tobias. (Foto: Juliano Almeida)

Percorrendo a quadra poliesportiva, as pessoas vão se deparando com estandes, enquanto no palco artistas se preparam para apresentação. Laura Arcanjo, de 40 anos, levou os filhos para recreação e aproveitou para procurar orientações voltadas à psicologia.

“Meu filho Pedro José, de 9 anos, precisa de diagnóstico, talvez tenha autismo, mas está difícil conseguir consulta e como tenho Unimed vim hoje aqui me informar com eles sobre isso”, contou Laura.

Ao lado das pinturas faciais para as crianças, uma unidade móvel tem cadeira de dentista e ali mesmo a odontologista faz uma avaliação para dar orientações. Muita gente chega com os dentes cariados e bem comprometidos, mas sai dali sabendo como procurar os exames para fazer o tratamento ideal, segundo a colaboradora de relacionamento com o dentista, Doany Arcanjo.

“Algumas pessoas são bem humildes e precisam de muitos tratamentos nos dentes. Aqui já é um bom começo para ficarem motivados e procurar o tratamento”, comenta.

De lazer a saúde: cooperativas animam o sábado de quem procura ações gratuitas
Mulher passa por avaliação de dentista durante o “Dia C - Dia de Cooperar”. (Foto: Juliano Almeida)

Na Capital, o Dia C ocorre por meio de parceria entre as cooperativas Conacentro, Sicoob Ipê, Sicoob Unique BR, Sicredi Campo Grande, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Unicred Eleva, Unimed Campo Grande e Uniodonto Mato Grosso do Sul.

Dourados - Na segunda maior cidade de MS, as cooperativas C.Vale, Cergrand, Coopasol, Sicoob Uni Sul, Sicredi Centro-Sul, Uniodonto Sul MS, Sicoob Centro-Sul e Unimed Dourados se unem para realizar uma festa julina, com diversas ações para a comunidade, das 13h às 16h. O evento ocorre na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que fica na Rua General Osório, n. 3625.

Naviraí - No município, houve Corrida e Caminhada Solidária, organizada em parceria entre a Copasul e o Sicredi Centro-Sul, em benefício da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com concentração na Praça Sakae Kamitani.

São Gabriel do Oeste - A ação aconteceu durante a manhã com a parceria das cooperativas AuroraCoop, Cooasgo, Cooperoeste, Sicredi Celeiro e Sicoob Fronteiras, no Parque Aquático Municipal. Além disso, durante a semana, as cooperativas vão arrecadar alimentos, cobertores e agasalhos.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias