ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Detran alerta motoristas sobre golpe de recursos falsos de multa

Os golpistas entram em contato com os condutores que têm os seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado

Geniffer Valeriano | 31/07/2023 14:09
Motoristas trafegam pela Rua Rui Barbosa (Foto: Alex Machado)
Motoristas trafegam pela Rua Rui Barbosa (Foto: Alex Machado)

Após condutores denunciarem, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu uma nota alertando sobre o golpe do recurso contra multas. Os golpistas procuram condutores penalizados, são contratados para recorrer, mas agem de má-fé, recorrendo de uma infração qualquer e não a ocorrida naquele caso concreto, prejudicando a pessoa.

A chefe do setor responsável pelas multas, Paloma Pinheiro Bueno Trauer, explicou que os criminosos entram em contato com os condutores que têm os seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado. Como medida de precaução, informações pessoais foram retiradas das publicações, mas os nomes ainda são publicados conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro.

Na maior parte dos casos, as empresas que aplicam os golpes não são do Estado. Ao realizarem o contato, oferecem para o condutor o serviço de recurso contra a penalidade, os valores cobrados variam de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00.

“O problema desses recursos fraudulentos é que ele nem sempre é embasado corretamente. Algumas empresas nem se dão o trabalho de verificar qual a infração que o condutor cometeu para que seja feito o recurso. Recebemos diversos recursos de infração de velocidade superior a 50%, quando o condutor está sendo suspenso por embriaguez [...] O condutor notificado paga para ter uma defesa e depois só fica sabendo que o Detran negou o recurso. Não fica sabendo que a defesa realizada pela empresa golpista foi totalmente fraudulenta”, pontuou Paloma.

Estatística mostra o número de multas aplicadas ao longo dos anos em MS (Foto: Reprodução Detran em Números)
Estatística mostra o número de multas aplicadas ao longo dos anos em MS (Foto: Reprodução Detran em Números)

Multas - Conforme consultado no Detran em números, neste ano de 2023, já foram aplicadas 342.940 multas, mais da metade do número total de 2022. Dessa quantidade, 41,46% foram infrações médias, em seguida estão as gravíssimas (26,18%), a grave (24,88%) e por último as não classificadas, que representam apenas 7,01%.

O departamento recomenda que os motoristas realizem uma avaliação criteriosa do serviço antes de contratar. Também é recomendado que o condutor acompanhe o andamento do processo através do portal Meu Detran. Em casos de dúvidas, é possível tirá-las em uma agência do Detran ou pelo número 154, para os moradores da Capital, ou pelo (67) 3368-0500, para as cidades do interior.

Recursos -  Quando notificado de uma penalidade de suspensão ou cassação da CNH, o motorista possui 30 dias, contados a partir do recebimento da notificação ou da publicação em diário oficial, para entrar com recurso. Quando negado o primeiro recurso, o condutor pode recorrer ao Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infração) e ao Cetran (Conselho Estadual de Trânsito).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias