Detran cogita mudanças para evitar demanda reprimida por exames em MS
Alterações podem auxiliar encerramento de processos iniciados entre 2019 e 2022
Representantes do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) se reuniram com proprietários de Centros de Formação de Condutores ontem (6) para discutir possíveis mudanças no agendamento de exames práticos para habilitação, que podem melhorar o acesso dos alunos, evitando demandas reprimidas.
E conforme publicou hoje (7), o Detran cogita mudanças nos exames práticos para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria A (moto) e adicionar um dia para exames na categoria B (carro).
Se a alteração for feita, o exame de moto será realizado somente nas manhãs de quarta-feira. As manhãs de sextas-feiras, quando antes esses candidatos poderiam agendar os exames, poderão ser adicionadas aos dias disponíveis para fazer exame prático de carro.
Outra possível mudança está relacionada ao horário de liberação da agenda, que poderá não ser mais às 9h, e sim às 17h. Os pedidos estão em análise.
O que tem aprovação dos CFCs e dos alunos e será mantido é a oferta de atendimento extra para aplicação de exames práticos na categoria B nos períodos matutino e vespertino.
Demanda reprimida - O Detran-MS informou que há aproximadamente 57 mil processos de CNH em andamento, sendo 20 mil represados da pandemia e que expiram em 31 de dezembro de 2023.
Mutirões, ampliação na oferta de vagas durante a semana, e a inclusão do sábado no cronograma de agendamentos estão entre as medidas adotadas para auxiliar os futuros condutores a concluir os processos abertos entre os anos de 2019 a 2022.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.