ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Detran divulga calendário do Licenciamento 2023 em Mato Grosso do Sul

Proprietários de automóveis com placas 1 e 2 serão os primeiros contribuintes da lista

Gustavo Bonotto | 30/03/2023 22:06
Veículos circulam em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Veículos circulam em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A partir de sábado (1º), começam os vencimentos de Licenciamento 2023. Estipulado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o calendário anual do licenciamento de veículos entrou em vigor em 1º de janeiro.

Até o final do mês de abril, os veículos com placas final 1 e 2 devem efetuar o pagamento do licenciamento, que pode ser pago em qualquer Agência do Detran-MS ou na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas, Banco Postal dos Correios e Rede Pague Fácil.

Além da guia impressa que chega no endereço cadastrado pelo proprietário, é possível emitir a guia virtualmente. Basta acessar o Portal de Serviços meudetran.ms.gov.br ou aplicativo Detran MS, escolher a opção "veículo", e "Guia Licenciamento e Multas".

O sistema irá solicitar os dados da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo. Para os casos em que o proprietário optou pelo parcelamento do IPVA, no momento de gerar a guia, é possível emitir o boleto com ou sem os valores restantes. "Porém, informamos que o Licenciamento somente será realizado se o Parcelamento do IPVA estiver em dia", esclarece a mensagem em destaque.

Vale ressaltar que o licenciamento é um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado. O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima, que de acordo com o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevê aplicação de multa de R$ 293,47.

Confira a tabela com as datas de pagamento:

  • Placas com finais 1 e 2: abril;
  • Placas com final 3: maio;
  • Placas com finais 4 e 5: junho;
  • Placas com final 6: julho;
  • Placas com finais 7 e 8: agosto;
  • Placas com final 9: setembro;
  • Placas com final 0: outubro.


Nos siga no Google Notícias