ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Detran fará mutirão de exame prático para atender demanda acumulada

Do total de 57 mil processos, 20,1 mil precisam ser concluídos até 31 de dezembro deste ano

Por Idaicy Solano | 06/10/2023 12:03
Detran fará mutirão de exame prático para atender demanda acumulada
Detran ofertará 800 vagas antes do feriado para antender demanda de 57 mil processos (Foto: Divulgação)

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) vai realizar um mutirão de atendimento com 865 vagas para exame prático nas categorias A, B, C, D e E. O intuito é finalizar os 57 mil processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em andamento. Do total dos processos, 20,1 mil precisam ser concluídos até 31 de dezembro deste ano.

Na segunda-feira (9), serão disponibilizadas 400 vagas para exames na categoria B, sendo 200 no período da manhã e 200 de tarde. Na terça-feira (10), serão oferecidas 200 vagas para a categoria A, pela manhã. Durante a tarde, serão 200 vagas na categoria B, 10 vagas na categoria C, 30 para a categoria D, e 25 para a categoria E. O agendamento será aberto para os CFCs (Centro de Formação de Condutores) nesta sexta-feira (6).

De acordo com a chefe da Divisão de Exames, Lina Zeinab, o mutirão de atendimento é uma forma de atender as demandas represadas da pandemia e os processos inciados em 2023. A expectativa é que todas as vagas sejam preenchidas. “O mutirão de atendimento foi uma forma que o Detran encontrou de possibilitar que esses candidatos se organizem junto aos CFCs para fazerem o exame prático”.

O processo para tirar a CNH tem o período de um ano para a conclusão de todas as etapas, porém os processos iniciados entre 2019 a 2022 foram prorrogados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) por conta da pandemia e devem obrigatoriamente ser concluídos até 31 de dezembro de 2023.

Existem cerca de 10,5 mil futuros condutores que precisam passar pelo exame prático de carro, e outros 9,6 mil, para o exame de moto, das demandas represadas da pandemia. Já os processos iniciados este ano, são 7,2 mil na fase de agendamento do exame prático de categoria A (moto) e 10,2 mil na categoria B (carro). O próximo mutirão de atendimento para exame prático está previsto para os dias 30 e 31 de outubro, e 1º de novembro.

Previsão de atendimento - Devido à quantidade de processos de primeira habilitação com prazo de conclusão para 31 de dezembro de 2023, nos meses de outubro, novembro e dezembro, o Detran prevê a oferta de vagas para todos os sábados no período matutino e vespertino, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Semanalmente são disponibilizadas uma média de mil vagas para exame prático na Capital, para as categorias A e B, sendo reservado uma tarde de um dia da semana para C, D e E. O quadro de vagas é aberto toda sexta-feira para agendamento dos CFCs e pode ser reduzido ou aumentado conforme disponibilidade de equipe.

Nas semanas em que não houver deslocamento da banca examinadora para atendimento no interior, haverá mutirão de atendimento na Capital, com previsão de disponibilização de 300 vagas por dia. A orientação é de que os CFCs agendem o máximo de candidatos nos dias 9, 10, 30 e 31 de outubro, e no dia 1º de novembro.

O Detran-MS realiza cerca de 9 mil exames práticos por mês em todo Estado. De janeiro a agosto deste ano, foram realizados aproximadamente 72 mil exames.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias