ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em 2022, Agepen emitiu 2,5 mil certidões de nascimento a presos de MS

No ano anterior, foram 2.050 certidões emitidas

Guilherme Correia | 13/01/2023 22:45
Certidões de nascimento emitidas aos presidiários. (Foto: Divulgação)
Certidões de nascimento emitidas aos presidiários. (Foto: Divulgação)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) emitiu, em 2022, 2,5 mil certidões de nascimento a presos que não tinham documentação, graças a convênio firmado com a Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) e CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

No ano anterior, foram 2.050 certidões emitidas. Para possibilitar o acesso à documentação, o órgão usa o SEEU (Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado), desenvolvido via Programa Fazendo Justiça do CNJ, que emite listagem de quem necessita.

No Estado, a operação do Fluxo de Emissão de Documentação no SEEU é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Promoção Social.

Cada unidade penal tem servidor responsável cadastrado e com assinatura digital para acessar o sistema e formular os requerimentos necessários. Atualmente, 55 profissionais da Agepen possuem certificação digital para isso.

Mensalmente, é gerada listagem dos documentos civis faltantes, para que cada estabelecimento penal possa alimentar a planilha e garantir o acesso à cidadania das pessoas privadas de liberdade e egressas. Além das certidões de nascimento, também podem ser feitas certidões de óbito e casamento.

Nos siga no Google Notícias