Em drive na Capital, Queiroga reforça que todos serão vacinados até fim do ano
Ministro da Saúde assinou termos para reestruturar atendimento em saúde bucal
Durante agenda em Campo Grande, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou nesta sexta-feira (16) que toda a população brasileira será vacinada contra a Covid-19 até o fim deste ano. Ele visitou o drive-thru de vacinação no Parque Ayrton Senna.
Queiroga ainda assinou termos de compromisso para reestruturação de cinco CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas) e para o credenciamento de 68 equipes de saúde bucal. A assinatura foi durante visita ao
“Hoje investimos em saúde bucal e saúde da família. É necessário apoio à atenção especializada à saúde”,afirmou. Um desses CEOs, localizado no Residencial Nova Bahia, já está pronto e deve receber R$ 17 mil ao mês do ministério para poder atender o público.
O ministro disse ainda que a Vaxzevria, imunizante desenvolvido pela AstraZeneca e fabricado no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), tem o melhor custo ao governo federal. “Essa vacina tem o melhor perfil de custo e efetividade entre todas que estamos aplicando”, frisou
Ele destacou ainda que o País não pode mais depender de importação para fabricar tanto a Vaxzevria como a CoronaVac (Sinovac/Butantan), que necessitam de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) adquirido da China. “Vamos investir na ciência”, afirmou.
O governo federal está apostando na Versamune MCTI, que está na fase 3 de testes pela USP (Universidade de São Paulo), além de duas outras vacinas ainda a serem registradas. O Instituto Butantan também está testando seu próprio imunizante, a Butanvac.
O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, lembrou que a vacinação tem colaborado na queda de casos e internações de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. “Muitas vezes tivemos que fazer remanejamento para vacinas na Capital e conseguimos. A montagem da estrutura hospitalar no Estado nos fez sair de um quadro de 40 dias atrás em que tivemos que mandar pacientes para fora”, pontuou.
Já o secretário municipal de Saúde da Capital, José Mauro de Castro Filho, aproveitou a fala para parabenizar os profissionais de saúde. “Campo Grande aprendeu muito com as vacinas e hoje somos a Capital que mais imuniza”, destacou.
Representando o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a vice-prefeita Adriane Lopes (Patriota) lembrou que o chefe do Executivo foi criticado no início da campanha. “Tivemos perdas e momentos de angústia, mas hoje somos a capital que mais vacina no Brasil. Temos carteirinha digital de imunização que facilita a vida e hoje vamos lançar um aplicativo”, afirmou.
Queiroga ainda deve visitar a USF (Unidade de Saúde da Família) Moreninha, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) “Rosa Pedrossian” ainda na tarde de hoje.