ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Em MS, 63 mil candidatos "desistiram" da CNH depois da pandemia

Contran chegou a prorrogar prazo de conclusão por 12 meses, mas volume de processos parados segue alto

Por Gustavo Bonotto | 11/06/2024 23:48
Veículos de autoescola estacionados no pátio do Detran. (Foto: Rachid Waqued/Detran)
Veículos de autoescola estacionados no pátio do Detran. (Foto: Rachid Waqued/Detran)

Mais de 95 mil processos de primeira habilitação abertos entre 2019 e 2023 seguem ativos em Mato Grosso do Sul após a prorrogação deliberada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no fim do ano passado.

De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), cerca de 63 mil inscrições ainda se encontram na fase inicial de exames de saúde, e que ainda não chegaram na etapa das aulas. O número de "desistentes" ou "esquecidos" representa 66,1% dos procedimentos abertos nos últimos quatro anos.

Do total, 24 mil já se encontram na etapa de agendamento de exames práticos e 8 mil aguardam pelo exame teórico.

Para evitar a expiração do prazo, o departamento iniciou, nesta terça-feira (11), disparo para os e-mails dos candidatos aptos a dar sequência na CNH. O órgão pede que os futuros motoristas procurem seus centros de formação o mais rápido possível.

“Nos últimos dois meses, identificamos que cerca de 4 mil processos, desse universo de prorrogados, foram concluídos. No entanto, ainda existem um volume alto de processos em situação ativa, estando grande parte desse quantitativo na etapa das aulas e exames teóricos e práticos”, alertou Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação.

A responsável pontuou que a decisão que prorrogou a validade do processo não contempla os cidadãos que começaram o processo de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024. Para estes, o prazo para conclusão permanece sendo de 12 meses, a contar da data do protocolo.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias