Em MS, três municípios devem ser contemplados com Centros Comunitário pela Vida
Idealizado pelo Governo Federal, projeto oferta serviços assistenciais e de cidadania à população
Campo Grande, Ponta Porã e Dourados estão entre as 30 cidades do país que serão contemplados com a construção de Centros Comunitários pela Vida, o Convive, do Governo Federal. A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta sexta-feira (26), e tem o objetivo de prevenção à violência e redução da criminalidade, com promoção da cultura de paz, geração de oportunidades e inclusão social.
Os municípios escolhidos têm como critérios a maior concentração de homicídios dolosos em números absolutos, conforme dados do Sinesp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) nos anos de 2021 e 2022.
Levando em consideração os dois anos citados, com 903 mortes, os três municípios juntos reúnem 43% dos homicídios registrados no Mato Grosso do Sul, segundo dados do Estatística Sigo.
Para Lewandowski, o Convive não é exatamente uma novidade, já que é inspirado em boas práticas nacionais e internacionais de prevenção à violência e de redução da criminalidade no âmbito das cidades.
"O projeto nasce a partir da convicção do Governo Federal de que ações de segurança pública também estão atreladas à promoção de cultura de paz, geração de oportunidades e inclusão social. Esta é uma bússola que guia as ações do nosso governo", diz o ministro.
Ao todo, serão investidos R$ 390 milhões inicialmente disponíveis nesta primeira etapa. Os Centros devem ser construídos em áreas de vulnerabilidade social e contar com:
- Complexo Esportivo, composto por piscina semiolímpica, quadra Poliesportiva e campo de futebol society, além de parquinho infantil em módulos de ensino de assistência;
- Oferta de serviços de atendimento à mulher, Procon, Cras (Centros de Referência de Assistência Social), mediação de conflitos, consultório médico, psicologia e odontológico, sala de dança, auditório e biblioteca;
- Instalação de placas fotovoltaicas e mecanismos de reuso de água, priorizando a produção de energia limpa e o funcionamento sustentável.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.