ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em MS, três municípios devem ser contemplados com Centros Comunitário pela Vida

Idealizado pelo Governo Federal, projeto oferta serviços assistenciais e de cidadania à população

Por Kamila Alcântara | 26/07/2024 16:45
Projeto do Centro Comunitário pela Vida (Foto: Reprodução)
Projeto do Centro Comunitário pela Vida (Foto: Reprodução)

Campo Grande, Ponta Porã e Dourados estão entre as 30 cidades do país que serão contemplados com a construção de Centros Comunitários pela Vida, o Convive, do Governo Federal. A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta sexta-feira (26), e tem o objetivo de  prevenção à violência e redução da criminalidade, com promoção da cultura de paz, geração de oportunidades e inclusão social.

Os municípios escolhidos têm como critérios a maior concentração de homicídios dolosos em números absolutos, conforme dados do Sinesp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) nos anos de 2021 e 2022.

Levando em consideração os dois anos citados, com 903  mortes, os três municípios juntos reúnem 43% dos homicídios registrados no Mato Grosso do Sul, segundo dados do Estatística Sigo.

Para Lewandowski, o Convive não é exatamente uma novidade, já que é inspirado em boas práticas nacionais e internacionais de prevenção à violência e de redução da criminalidade no âmbito das cidades.

"O projeto nasce a partir da convicção do Governo Federal de que ações de segurança pública também estão atreladas à promoção de cultura de paz, geração de oportunidades e inclusão social. Esta é uma bússola que guia as ações do nosso governo", diz o ministro.

Ao todo, serão investidos R$ 390 milhões inicialmente disponíveis nesta primeira etapa. Os Centros devem ser construídos em áreas de vulnerabilidade social e contar com:

- Complexo Esportivo, composto por piscina semiolímpica, quadra Poliesportiva e campo de futebol society, além de parquinho infantil em módulos de ensino de assistência;

- Oferta de serviços de atendimento à mulher, Procon, Cras (Centros de Referência de Assistência Social), mediação de conflitos, consultório médico, psicologia e odontológico, sala de dança, auditório e biblioteca;

- Instalação de placas fotovoltaicas e mecanismos de reuso de água, priorizando a produção de energia limpa e o funcionamento sustentável.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias