ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Especialista orienta como evitar que celebração se torne “acidente elétrico”

Data é marcada pelas festas e gambiarras com equipamentos elétricos e eletrônicos e pelos fogos de artifício

Izabela Sanchez | 31/12/2019 10:13
Militares do Corpo de Bombeiros tentam reanimar homem atingido por fiação elétrica (Foto: Marcos Maluf)
Militares do Corpo de Bombeiros tentam reanimar homem atingido por fiação elétrica (Foto: Marcos Maluf)

A virada está aí e a festa que celebra o ano que vai, e o ano que chega é marcada por muita gambiarra com aparelhos elétricos e eletrônicos e até com a extensões para quem quer promover o som alto durante a festa. A consequência é a alta de acidentes com esses equipamentos.

Gerente do Departamento da Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, a concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, Rodolfo Pinheiro afirma que uma das dicas é evitar sobrecarga de aparelhos nas tomadas.

“Deve-se evitar a sobrecarga de aparelhos eletrônicos nas tomadas, não tocar em fios partidos ou descascados, não efetuar ligações diretas, não subir em postes, não utilizar arames ou fios metálicos perto da rede de energia elétrica”.

Além disso, é importante lembrar que as extensões devem ser utilizadas com carga compatível com a rede. Outro ponto, explica, é com quem vai ampliar a festa e montar tendas, por conta da chuvarada prevista para esses dias.

“Caso haja instalação de coberturas é necessário deixá-las bem fixadas para não ser lançadas contra a rede elétrica em caso de ventos fortes. Atenção redobrada para não instalar em baixo da rede para evitar um contato acidental”, diz o gerente.

Fogos – Causa da maior parte dos acidentes, os fogos pedem cuidado ainda maior. “Eles podem ser os vilões da festa de réveillon, pois ao explodi-los em locais inadequados, podem atingir a rede elétrica, causando curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia, ou até mesmo incêndios”, explica ele.

Por último, alerta, a bebedeira e as imprudências que provocam acidentes no trânsito também podem ter consequências “elétricas”. “Além de ser um perigo à vida, acidentes assim podem ser fatais e levar à falta da distribuição em toda uma região. Por isso a importância de manter-se dentro do veículo e não tocar em partes metálicas, ou em fios e cabos caídos”, orienta.

Qualquer acidente que envolva a rede elétrica deve ser comunicado à concessionária pelos canais de atendimento como o 0800 722 7272, além do Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nos siga no Google Notícias