Estado recebe 6 mil cadastros de empresas geradoras de embalagens retornáveis
Número representa 49,6% do total de empresas fabricantes ou importadoras de embalagem convocadas pelo Imasul
Criado por meio de pacto institucional o SisRev-MS (Sistema de Logística Reversa de Mato Grosso do Sul) recebeu até a semana passada 6.141 cadastros de empresas de fabricantes ou importadores de embalagens. O número representa 49,6% das 12.377 convocadas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Em 2019, cerca de 24 mil toneladas de embalagens em geral retornaram ao seu ciclo produtivo por meio do SisRev, evitando que fossem indevidamente jogadas em aterros sanitários. As empresas cadastradas se comprometem a recolher as embalagens dos produtos que colocaram no mercado anualmente.
Desde 2016 o Governo do Estado mantém o Plano de Resíduos Sólidos, gerenciado pelo Imasul, que estabelece nove programas compostos por 139 metas e ações, entre elas a logística reversa que prevê o retorno do material reciclável ao ciclo produtivo.
O sistema foi criado por meio de pacto firmado entre o Imasul e a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) e o Ministério Público Estadual.
Em Mato Grosso do Sul, cerca 66 cidades fazem a destinação final do lixo de forma adequada.