ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Governo cria ação de emergência para combater doenças transmitidas por mosquitos

Ação deve auxiliar os 79 municípios em ações de enfrentamento a doenças causadas pelo Aedes aegypt

Gustavo Bonotto | 28/02/2023 22:49
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya (Foto: Henrique Kawaminami)
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya (Foto: Henrique Kawaminami)

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, publicou uma resolução instituindo o COE (Centro de Operações de Emergência) para enfrentamento das arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como o Aedes aegypti..

A resolução foi publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial do Estado. O objetivo é auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul). Além disso, a elevada incidência de casos de Chikungunya no Paraguai, país fronteiriço a Mato Grosso do Sul, também foi considerada na decisão.

A medida leva em conta a necessidade de organizar a atuação do Setor Saúde em situação de emergência em Saúde Pública referente às arboviroses, além do disposto na Lei Federal nº 8.080/90, que estabelece que compete à direção Estadual do Sistema Único de Saúde coordenar, e em caráter complementar, executar ações e serviços de vigilância.

O ciclo urbano das arboviroses vem compreendendo um cenário epidemiológico de variações alternadas de período sazonal e não sazonal, além da possibilidade de se apresentarem com incidência acima da esperada para o período.

O COE será composto por servidores e colaboradores da SES, envolvidas na atuação em situações de emergências de saúde de importância nacional, estadual e/ou municipal na emergência contra as arboviroses.

Eventualmente, representantes de órgãos públicos e entidades privadas, especialistas e técnicos, poderão ser convidados para participarem de reuniões, com o objetivo de prestar assessoramento sobre temas específicos.

As atribuições do COE incluem definir as estratégias e procedimentos na esfera estadual para o enfrentamento da situação epidemiológica das arboviroses, apoiar os municípios na estruturação das Vigilâncias em Saúde, mobilizar instituições de sua governança e convidar as parceiras para participarem de ações de conscientização e de combate contra o vetor, estimular a sociedade quanto à importância da atuação de cada cidadão nos cuidados preventivos necessários para evitar a proliferação do mosquito, avaliar os resultados das ações e estratégias e desenvolver outras ações inerentes à sua área de atuação, necessárias ao enfrentamento da crise.

Nos siga no Google Notícias