ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo de MS vai convocar 265 professores aprovados em concurso de 2022

Convocados começam a trabalhar em 13 de fevereiro e maioria vai atuar na Capital

Renata Volpe e Caroline Maldonado | 17/01/2023 10:21
Reunião entre goveranador e Fetems para anunciar convocação de aprovados em concurso. (Foto: Caroline Maldonado)
Reunião entre goveranador e Fetems para anunciar convocação de aprovados em concurso. (Foto: Caroline Maldonado)

Aprovados no concurso do ano passado, o governo de Mato Grosso do Sul vai convocar mais 265 professores em publicação na próxima semana, conforme reunião realizada nesta terça-feira (17).

O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) nesta manhã, com a presença dos secretários de Administração, Ana Carolina Nardes, de Educação, Hélio Daher, e do presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira.

Segundo Riedel, o chamamento era algo previsto para o começo deste ano. “Estes 265 aprovados era algo que já vinha sendo estudado desde o ano passado, mas não poderia chamar antes, porque foi ano eleitoral”, comentou.

A convocação será publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) e estes professores já começam a trabalhar em 13 de fevereiro. “É quando começa o ano para os professores, já para os estudantes, o ano letivo começa no dia 23 de fevereiro”, disse o governador.

Ainda conforme Riedel, a nomeação faz parte do compromisso de melhorar a educação com infraestrutura e também avançar com as escolas de tempo integral. “Com isso, vamos universalizar o acesso à escola integral e valorizar os profissionais da educação. O piso salarial do Estado é o mais alto do Brasil, acima do piso nacional”.

De acordo com Teixeira, quem ganha com a convocação, além dos trabalhadores, também é a educação estadual. “Queremos continuar dialogando para que seja cumprido o compromisso de completar o chamamento dos mil candidatos aprovados”.

O presidente sindical afirma ainda que há um debate sobre a disparidade salarial entre concursados e convocados. Mato Grosso do Sul tem 7.300 concursados e 9.800 convocados.

Sem novas escolas - Segundo o secretário de Educação, a maioria dos nomeados vai trabalhar em Campo Grande. “Nosso concurso foi feito por 70% de pessoas de outros estados por termos o melhor salário do Brasil. Ficamos felizes com isso”.

Assim, os aprovados vão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em vagas já existentes. “Não vai ter inauguração de novas escolas, o que teremos agora são entregas de escolas reformadas”.

Chamadas - O concurso já teve duas chamadas. A primeira foi de 463 professores, em julho de 2022. A segunda, pouco depois, foi de 19 aprovados.

Nos siga no Google Notícias