Governo entrega 27 viaturas e lança programa para reforçar a segurança no campo
Além dos veículos, foi lançado um programa para monitorar e prevenir crimes em propriedades rurais
Para reforçar a segurança em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou, nesta segunda-feira (14), 27 novas viaturas que serão empregadas no patrulhamento rural. Além dos veículos, foi lançado um programa para monitorar e prevenir crimes de roubo de gado e de insumos agrícolas, entre outros.
As 27 viaturas foram adquiridas por R$ 5,2 milhões e serão distribuídas entre 20 cidades de do Estado. Do total, 4 serão para Campo Grande, 3 para Dourados, 2 para Aquidauana e 2 para Três Lagoas.
O programa "Campo Mais Seguro - Policiamento Rural" oferece um sistema de prevenção criminal com emprego de tecnologia. Por meio do monitoramento de GPS será feita a ligação da propriedade rural com a polícia. Para isso, é necessário que a propriedade seja cadastrada no sistema.
O sistema dispõe de um aplicativo específico, pelo qual os policiais militares realizarão o cadastro georreferenciado das propriedades rurais, o que proporcionará agilidade no envio das viaturas aos pontos sensíveis.
Em um primeiro momento, foi realizado um piloto do sistema em 10 cidades e 400 propriedades cadastradas. Os locais cadastrados no Policiamento Rural terá uma placa instalada na porteira da propriedade alertando que “faz parte da patrulha rural”. Além disso, por meio do aplicativo, os proprietários de fazendas e chácaras farão o registro dos funcionários para dar ainda mais segurança sobre quem entra e sai das localidades.
“Agora, o proprietário vai poder analisar o histórico da pessoa que colocam dentro de casa, até porque, muitas vezes, está dormindo ao lado do inimigo e não sabe. Então, é importante que esteja cadastrado na Patrulha Rural. As viaturas entregues são complementos, o mais importante é o treinamento e cadastro no programa”, frisou o governador Reinaldo Azambuja.
O patrulhamento rural será dividido em quatro áreas: área metropolitana de Campo Grande, que também compreende Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo; área de Dourados, com os municípios de Maracaju, Nova Andradina, Amambai, Naviraí, Fátima do Sul e Ponta Porã; Área de Três Lagoas, com as cidades de São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Chapadão do Sul, Bataguassu e Coxim; e área de Aquidauana, com Corumbá, Jardim e Bonito.