Governo entrega maquinário para uso em estradas e conservação do solo e água
Ao todo, serão investidos R$ 200 milhões na aquisição dos equipamentos para os 79 municípios do Estado
O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (19), 10 caminhões e 1 pá carregadora que vão auxiliar na manutenção de estradas vicinais e na conservação do solo e da água de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Foi a primeira etapa de repasses do total de R$ 200 milhões em equipamentos, metade oriunda do tesouro estadual e outra metade de emendas do Ministério da Agricultura.
A entrega dos maquinários faz parte do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), contribuindo para a meta de tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Neutro até 2030. Até o final de 2022, todos os 79 municípios serão contemplados com um kit composto por: retroescavadeira, caminhão, patrola e pá carregadeira.
“Essa é uma parceria de desenvolvimento que nosso governo mantém com os municípios e muito dessas entregas são demandas do governo presente”, frisou o governador Reinaldo Azambuja.
Conforme o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), até o momento foram mais de 70 equipamentos repassados aos municípios. “As entregas então que estão sendo feitas de forma parcial conforme recebimento da empresa responsável”, explicou Verruck.
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari (PP), presente na entrega agradeceu a parceria do Governo. “Essa entrega é muito importante porque a cidade tem mais de mil quilômetros de estradas de terra que precisam de atenção. Esse olhar municipalista é muito importante”, ressaltou o prefeito.
Também agraciado com o maquinário, o prefeito de Bodoquena Kazuto Horii (PSDB), lembrou que os equipamentos ajudarão também para a melhoria no transporte escolar. “Todos vão receber esse kit e com certeza vamos fazer bom uso desses equipamentos. Precisamos manter as estradas vicinais em ordem não só para o produtor, mas também para diminuir o tempo dos estudantes no transporte escolar”, disse.