Governo prevê implantar 50 leitos em caráter emergencial nesta semana
Empresa é capaz de montar estrutura para atendimento de pacientes com covid-19 em apenas dez dias
Para tentar reverter o quadro dramático da pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul, atual epicentro da doença hoje no país, o governo do Estado deve implantar em caráter emergencial 50 leitos de UTI's (Unidades de Terapia Intensiva) nesta semana.
"Estudamos implantar 30 leitos no térreo da Santa Casa, em Campo Grande e avançar para dez leitos em São Gabriel do Oeste, Maracaju e Amambai. A empresa que veio verificar os locais traz toda a estrutura. Monta tudo em apenas dez dias e também tem a equipe médica", explica o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
O estado tem contado com a ajuda humanitária de outras federações para conseguir garantir o atendimento aos pacientes de Mato Grosso do Sul. Desde o começo do mês transferências são realizadas já que o sistema de saúde entrou em colapso.
Outra informação repassada pelo secretário na manhã deste domingo (13) é que o Estado está tentando o fundo de reserva de vacina e o mesmo tratamento que os estados do Amazonas e Maranhão receberam.
Manaus ganhou uma ajuda extra do governo federal após a crise de abastecimento de oxigênio e o avanço da pandemia de forma descontrolada. Já São Luis recebeu reforço de doses após a confirmação da cepa indiana ter desembarcado na ilha por meio do porto.
Além disso, um ofício tentando argumentar vacinas adicionais para Estado foi encaminhado ao Ministério da Saúde para justificar o estudo de conclusão da imunização da população. "Estamos trabalhando com a ajuda da equipe e infectologistas que mesmo não sendo da SES nos auxilia com mecanismos para barrar a pandemia", conta Geraldo.