ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Grande e iluminada, superlua inspira fim de tarde de fotógrafos da Capital

Observatório Nacional prevê que este é apenas o primeiro de dois eventos de Superlua que ocorrerão neste mês

Mylena Fraiha | 01/08/2023 18:52
Superlua embeleza céu de Campo Grande, em final de tarde (Foto: Wilmar Carrilho)
Superlua embeleza céu de Campo Grande, em final de tarde (Foto: Wilmar Carrilho)

No final da tarde desta terça-feira (1º), o céu foi iluminado por uma superlua, que marca o início do mês de agosto. O fotógrafo Wilmar Carrilho, de 61 anos, foi um dos entusiastas que fez o registro do fenômeno astronômico na região Vila Planalto, em Campo Grande.

Há oito anos atuando na fotografia, Wilmar relata que gosta de retratar as belezas da natureza. Ele relata que a superlua sempre está entre os seus registros fotográficos. “Sempre fico acompanhando quando a lua cheia aparece. Hoje eu fiquei acompanhando o horário só para poder ver e registrar. Aí escolhi um lugar para tirar essa foto”, comenta Wilmar.

Registro da superlua feito por leitor na região de Jardim Imá, em Campo Grande (Foto: Celso Mazzei)
Registro da superlua feito por leitor na região de Jardim Imá, em Campo Grande (Foto: Celso Mazzei)

O Observatório Nacional prevê que este é apenas o primeiro de dois eventos de Superlua que ocorrerão ainda neste mês. Graças ao perigeu, ponto de máxima aproximação da Terra, a lua estará maior e mais brilhante nos dias 1º e 30 de agosto.

O próximo evento astronômico acontecerá no dia 30. Apelidada de "Lua Azul", será a segunda lua cheia do mês e a superlua mais próxima da Terra este ano, aponta o Observatório Nacional.

O momento exato da Lua Cheia pode variar de acordo com o fuso horário. Em Brasília, a Lua Cheia de 30 de agosto ocorrerá às 22h35min, mas para outras regiões, como o fuso -1h, 0h, +1h, como no caso das cidades de Mato Grosso do Sul, a Lua Cheia será já no dia 31 de agosto.

Registro da superlua feito na região do bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)
Registro da superlua feito na região do bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

O fenômeno - Embora os termos "lua azul" e "superlua" não sejam definições científicas, são amplamente utilizados pela comunidade astronômica. O astrólogo Richard Nolle cunhou o termo em 1979, referindo-se a uma lua cheia que ocorre com a lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. A distância específica que caracteriza a superlua pode variar, pois a órbita da lua é elíptica e não circular.

As superluas, sejam cheias ou novas, ocorrem de uma a seis vezes por ano, dependendo da proximidade da Lua em relação à Terra. Em sua órbita, a Lua pode estar mais próxima (perigeu) ou mais afastada (apogeu). Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 382.900 quilômetros.

De acordo com o Observatório Nacional, a próxima vez que a Lua Cheia se aproximará tanto da Terra será em 25 de novembro de 2034.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias