Há quase um mês, covid mata mais de 40 pessoas por dia em Mato Grosso do Sul
Índice está assim desde 28 de março; últimas semanas têm apresentado leve queda

Mato Grosso do Sul tem média de 40 mortes diárias por covid-19 desde 28 de março. Ou seja, há quase um mês vive pior fase da pandemia do coronavírus. Apesar disso, esse índice tem apresentado tímida redução ao longo dos últimos dias e as internações também tiveram leve arrefecimento.
Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (27) atualiza 1.038 infectados e 39 mortos em decorrência do vírus - a média, dos últimos sete dias, é de aproximadamente 918 casos e 42 óbitos por dia.
Pelo segundo dia consecutivo, a macrorregião de saúde de Campo Grande registrou índice de 94% de ocupação de leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Até então, essa taxa era superior a 100% - o que indicava não apenas que todas as estruturas estavam ocupadas, como também havia excedente de hospitalizados em unidades improvisadas e inadequadas.
Ainda assim, é um número considerado elevado, já que maior parte das hospitalizações acontecem pela covid-19. As demais regiões também estão em situação crítica: Dourados (93%), Três Lagoas (96%) e Corumbá, que atingiu 100%.
Mato Grosso do Sul acumula, desde março do ano passado, 5.581 vítimas fatais da doença e 245,2 mil casos confirmados.