Haitianos são devolvidos para o Brasil, após cruzarem fronteira ilegalmente
Decreto proibiu a circulação de brasileiros para controlar a disseminação do coronavírus no país vizinho
Em três dias de fechamento da fronteira com a Bolívia, a polícia reteve 30 haitianos que tentaram entrar no país vizinho de maneira ilegal. Eles foram mandados de volta para o Brasil, após realizarem testes para detectar o coronavírus.
De acordo com o jornal El Deber, os controles são feitos nos municípios de Guayaramerín, em Beni; Cobija, em Pando e Puerto Quijarro, San Matías e San Ignacio, em Santa Cruz. Duas destas cidades fazem fronteira com a cidade de Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande.
Desde a última sexta-feira, o governo boliviano decretou o fechamento da fronteira com o Brasil para controlar os casos coronavírus no País. Há suspeita de que a variante P1, brasileira, esteja circulando no país.
Conforme o comandante geral da Polícia Boliviana, Jhonny Aguilera Montecinos, afirmou que os imigrantes estavam num ônibus de transporte público. “Eles vieram da fronteira com o Brasil, porque este foi o último país que visitaram. Na Bolívia, eles estavam apenas de passagem”, explicou.
A Bolívia, com pouco mais de 11,7 milhões de habitantes, registrou 273,3 mil casos e 12,2 mil mortes. Já o Brasil, com mais de 220 milhões de pessoas, confirmou 325,5 mil mortes e 12,8 milhões de casos.