Jaraguari libera vacina contra covid para jovens acima de 18
Busca da vacina em Campo Grande ou resistência da população podem explicar baixa procura, avalia prefeito
Jaraguari, a 44 quilômetros de Campo Grande, chegou a estágio da vacinação contra covid-19 muito esperado pelo resto do País: no domingo, a imunização chega aos habitantes com 18 anos ou mais, sem comorbidades.
Serão 300 doses da AstraZeneca/Oxford destinadas a este público, segundo o prefeito Edson Rodrigues Nogueira (PSDB). A abertura se deve à baixa procurada faixa anteriormente contemplada, a dos moradores dos 55 anos ou mais. “A gente não pode deixar essas doses na geladeira, sem uso”, disse.
Nogueira disse que pode haver dois motivos para a baixa adesão da faixa dos 55 anos: resistência à vacinação e o fato de muitas pessoas terem residência em Jaraguari, mas trabalham e costumam ficar durante a semana em Campo Grande e podem ter aproveitado a imunização na capital.
“Nós estamos divulgando nas redes sociais, percorrendo os assentamentos, chamando as pessoas”, disse o prefeito. No município, há 19 assentamentos, além dos moradores da área urbana, totalizando população de 7.265 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Desde o começo da campanha de vacinação, Jaraguari já recebeu 4,5 mil doses, sendo 3.036 destinadas para a 1ª dose e 1.469 para a 2ª dose. De acordo com dados da prefeitura, deste público estimado, 2.527 já receberam 1ª dose e 1.352 a 2ª dose.
Nogueira diz que o município já alcançou 100% da imunização dos grupos prioritários, como trabalhadores da saúde e da educação, quilombolas, pessoas com idade de 60 a 64 anos, idosos acamados e em instituição.
Segundo o prefeito, no sábado, ainda haverá repescagem para os moradores com idade acima de 35 anos. No domingo, vacinação contra covid-19 será das 7h às 13h no ESF (Estratégia Saúde da Família). É necessário levar cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Se puder, 1 kg de alimento não perecível.
“Mas, se não for do município, não adianta vir, porque precisa de comprovação e a gente conhece quem mora aqui”, alerta o prefeito.