Lei que amplia doenças diagnosticáveis pelo teste do pezinho entra em vigor
Lei sancionada há um ano é de autoria do deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB)
Já está em vigor em todo o país, a lei de autoria do deputado federal, Dagoberto Nogueira (PSDB) que amplia a listas de doenças diagnosticadas através do teste do pezinho entrou em vigor no país. O teste do pezinho realizado na rede pública atualmente, só faz o diagnóstico de seis doenças, mas a nova lei amplia o exame para mais de 50.
A ampliação será feita em cinco etapas - já que a mudança exige equipamentos de tecnologia avançada e profissionais capacitados, agora a partir da portaria de regulação do MInistério da Saúde.
"Ela (lei) inclui, por exemplo, o diagnóstico de toxoplasmose, uma infecção causada por um parasita presente em fezes de gatos ou alimentos contaminados. A maior parte da população não realiza nos bebês essa ampla testagem pelo alto custo. Vamos continuar lutando para que a Lei seja cumprida em todo o país", comemorou Dagoberto.
Quando aprovada a lei em maio do ano passado o teste ampliado foi integrado ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Dagoberto ressalta que a ampliação e prática do teste ampliado é necessária em todo o país porque é uma luta de décadas das mães, federações e sociedade médicas que batalham pelas pessoas com doenças raras.