ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mato Grosso do Sul entra em estado de alerta para Influenza aviária

Governador decretou alerta zoossanitário no Diário Oficial desta sexta-feira

Mylena Fraiha | 02/06/2023 16:52
Ave passando por exame para diagnosticar gripe aviária (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Ave passando por exame para diagnosticar gripe aviária (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Mato Grosso do Sul entrou em estado de alerta zoossanitário devido ao aumento dos casos de influenza aviária H5N1. O governador Eduardo Riedel (PSDB) decretou a medida, que foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta sexta-feira (2).

Para lidar com a situação, também foi decretada a criação do Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações, cujo objetivo é prevenir a influenza aviária H5N1 no Estado. O monitoramento será realizado pelo Gease/MS (Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas de Mato Grosso do Sul).

Decreto - Ministério da Agricultura já havia declarado estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional no dia 22 de maio. Isso ocorreu após aves nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro serem infectadas pelo vírus da IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade).

A medida de contenção do vírus, publicada no Diário Oficial da União, tem validade de 188 dias e tem como objetivo prevenir a disseminação da doença na produção de aves de subsistência e comercial, além de proteger a fauna e a saúde humana.

Diante desse cenário, a Secretaria de Defesa Agropecuária estabeleceu o COE (Centro de Operações de Emergência). O COE terá a responsabilidade de planejar, avaliar e controlar as ações nacionais relacionadas à influenza aviária. Além disso, coordenará as medidas de prevenção, vigilância e cuidados com a saúde pública, promovendo a articulação de informações entre os ministérios, órgãos governamentais, agências estaduais e setor privado.

Contágio - A influenza aviária é uma doença altamente contagiosa que afeta aves, tanto domésticas quanto silvestres. Até o momento, não há registros de casos da doença em seres humanos. O decreto de emergência tem como objetivo evitar a propagação do vírus, protegendo assim a saúde humana.

As autoridades estão em alerta e adotando medidas rigorosas para conter a disseminação da influenza aviária H5N1 no Estado de Mato Grosso do Sul. A população também é incentivada a tomar precauções e reportar qualquer suspeita de casos da doença às autoridades competentes.

Nos siga no Google Notícias