ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Ministério das Mulheres entrega relatório com propostas para Casa da Mulher

As recomendações foram divulgadas nesta quarta-feira (19) pela pasta do governo federal

Por Gabriel de Matos | 19/02/2025 23:24
Ministério das Mulheres entrega relatório com propostas para Casa da Mulher
Entrada da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

O Ministério das Mulheres enviou ao Colegiado Gestor, nesta terça-feira (18), o relatório com propostas para ajustar o fluxo de atendimento a mulheres em situação de violência na Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande. O documento foi elaborado após visita técnica e reunião promovidas no último domingo (16) na unidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério das Mulheres entregou um relatório ao Colegiado Gestor com propostas para melhorar o atendimento na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte. O documento sugere o uso do Sistema IRIS/UNA para integrar registros, formação contínua com perspectiva de gênero, e coordenação compartilhada entre governo estadual e municipal. As recomendações visam prevenir novos casos de violência extrema e incluem a consulta ao Formulário Nacional de Avaliação de Risco e a gravação de depoimentos na Delegacia Especializada.

A visita teve como finalidade avaliar as condições do equipamento e propor medidas de prevenção e proteção para evitar novos casos de violência extrema contra mulheres. O trabalho foi motivado pelo feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, ocorrido em 12 de fevereiro, que recebeu ampla repercussão no estado. Durante a visita, foram analisadas as instalações, observados os fluxos de atendimento e coletadas informações com os profissionais da unidade.

O relatório lista recomendações como a consulta obrigatória ao Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar) e o uso do Sistema IRIS/UNA por todos os serviços da Casa da Mulher Brasileira para integrar e registrar os atendimentos. O Sistema UNA Casa da Mulher Brasileira, desenvolvido pelo Ministério das Mulheres em parceria com a Dataprev, organiza dados dos atendimentos realizados nas unidades do país.

Outras sugestões incluem a criação de um programa de formação permanente com perspectiva de gênero e atendimento humanizado em todos os setores, além de grupos de trabalho para analisar casos de risco e ajustar os fluxos de atendimento, considerando planos de proteção para as mulheres. O documento também apresenta propostas específicas para cada órgão, como a gravação de depoimentos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para registrar informações e reduzir a revitimização.

Na gestão da unidade, o relatório indica coordenação compartilhada entre o governo do estado e o município, com decisões alinhadas ao Programa Mulher Viver sem Violência, e a participação de uma representante do Ministério das Mulheres nas reuniões trimestrais do Colegiado Gestor.

Ministério das Mulheres entrega relatório com propostas para Casa da Mulher
Reunião realizada no último domingo (16) com a comitiva do Ministério das Mulheres (Foto: Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias