ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Ministério Público investiga danos causados por rompimento de barragem

A instauração do inquérito civil foi publicada na edição desta quinta-feira (22) no Diário Oficial do MP

Por Viviane Oliveira | 22/08/2024 08:05
Uma das propriedades atingidas pelo rompimento da barragem (Foto: Henrique Kawaminami)
Uma das propriedades atingidas pelo rompimento da barragem (Foto: Henrique Kawaminami)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito civil para apurar os danos ambientais causados após o rompimento da barragem na represa do loteamento Nasa Park, em Jaraguari.

A instauração do inquérito civil foi publicada na edição desta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Ministério Público. A apuração foi aberta pela 1ª Promotoria de Justiça de Bandeirantes.

Logo após o rompimento da barragem, o promotor de Justiça Gustavo Henrique Bertocco de Souza, acompanhado por engenheiros e analistas, esteve no local para elaborar relatório preliminar sobre os danos ambientais.

O MP também marcou para às 15h30 de amanhã (23), na Procuradoria-Geral de Justiça, reunião com as famílias atingidas pelo rompimento da barragem do loteamento, para identificar as necessidades imediatas e iniciar levantamento de danos ambientais, sociais e materiais. Assistentes sociais estão em campo, atuando na identificação das vítimas e no levantamento dos prejuízos sofridos pelas famílias.

Móveis coberto por lama após o desastre (Foto: Henrique Kawaminami)
Móveis coberto por lama após o desastre (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo o Ministério Público, o Núcleo de Geoprocessamento já identificou pelo menos 11 propriedades afetadas pelo desastre. No entanto, esse número pode aumentar à medida que novas imagens de satélite da área sejam analisadas e atualizadas.

O órgão orienta que as pessoas afetadas pelo rompimento, que ainda não foram localizadas pelos servidores, que entrem em contato pelo telefone (67) 3318-2124 para serem incluídas no levantamento dos danos.

Caso -  Na manhã de terça-feira, o rompimento da barragem do empreendimento Nasa Park pegou todos de surpresa. A situação destruiu casas, abriu cratera na rodovia, e interditou totalmente o km 500 na BR-163.

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) multou os proprietários do Nasa Park e cobrará a elaboração de um Prada (Plano de Recuperação de Área Degradada) para reestabelecer a condição natural existente antes do rompimento da barragem da represa do local, um empreendimento reunindo casas e espaço para prática de esportes náuticos O Corpo de Bombeiros esteve no local ontem e não encontrou nenhum certificado de vistoria em relação à represa do empreendimento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias