ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 34º

Interior

Sitiante perdeu porca de 300 kg, arrastada pela enxurrada, assim como as aves

Dono de propriedade vizinha ao Nasa disse que primeiro pensou em salvar criação

Por Maristela Brunetto e Antonio Bispo | 21/08/2024 10:12


Dono de um sítio de quatro hectares vizinho ao lado do Nasa Park, cuja barragem rompeu na manhã de ontem (20), Luiz Nery viu boa parte de seu trabalho dos últimos quatro anos ser arrastados em minutos pela água e lama. Porcos, aves e a criação de peixes ficaram perdidos no acidente. Domingo, ele completa 65 anos e, mesmo traumatizado com o susto, o maior que já passou, disse que fará uma comemoração, pois considera que ganhou uma nova vida.

Nery estava rastelando o pátio quando o sobrinho adolescente, que é vizinho, chegou correndo dizendo que o pai tinha alertado pelo telefone que eles precisavam fugir, porque a barragem havia estourado. O sitiante não chegou a acreditar, uma vez que considerava improvável isso acontecer.

Em questão de minutos ouviu um estrondo e viu a onda de água descendo, arrastando tudo, até árvores de grande porte, destacou. “Falei, meu Deus do céu, é verdade”. A primeira reação foi tentar salvar os porcos em vez de a si mesmo. Nery correu ao chiqueiro, abriu as portas que conseguiu, salvando cerca de 20 vários animais. Mas lamentou ter perdido o maior animal, uma fêmea de cerca de 300 quilos. Ele chegou a filmar o esforço dos porcos que conseguiram se salvar nadando em direção a um local mais alto.

Nery conta o esforço que fez para salvar a criação e, só depois, procurou um local seguro (Fotos: Hernique Kawaminami)
Nery conta o esforço que fez para salvar a criação e, só depois, procurou um local seguro (Fotos: Hernique Kawaminami)

Em 5 minutos, viu a água atingindo a altura do joelho e correu para a parte alta da chácara, onde fica sua casa. Lá, estava seguro, mas viu aves serem arrastadas, os sete tanques de peixes também. Ele criava pacus, pintados e matrinxãs. Foi um investimento de pelo menos R$ 30 mil para a piscicultura. De pacus, ele tinha colocado 4 mil alevinos recentemente.

Nery também viu a moradia do caseiro ser atingida pela água, ficando danificada. A moto do funcionário foi arrastada e encontrada cerca de 50 metros adiante, na chácara vizinha, encoberta de lama.

Eles ainda não mexeram em nada, porque não sabem exatamente como proceder, se uma perícia virá ao local para fazer levantamentos. De todo modo, Nery vai à Polícia Civil registrar boletim de ocorrência e disse que reivindicará indenização pelos prejuízos.

Ex-motorista em rodovias, ele contou nunca ter passado um susto tão grande, que dificultou dormir à noite, pensando que poderia voltar a acontecer. Mesmo abalado, o sitiante conta que não abrirá mão de comemorar o aniversário no domingo, quando completa 65 anos. Terá duas comemorações, a idade nova e um novo nascimento, já que considera que renasceu ao sair ileso do acidente.


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias