Moradores de loteamento que teve barragem rompida estão isolados
Médico relata que está preso em casa desde ontem e que tem pelo menos 50 pacientes para atender
Um dia após a barragem do Nasa Park romper e a água causar estragos em pelo menos duas casas e em trecho da BR-163, há moradores do loteamento de alto padrão, localizado no município de Jaraguari, que estão isolados e sem perspectiva de quando irão sair.
O neurocirurgião Leonardo Anselmo está desde ontem preso em casa. Ele trabalha em Campo Grande e Aquidauana e precisou recorrer a um colega para que os pacientes não ficassem sem atendimento na terça-feira. “O chefe do serviço de neurocirurgia foi avisado e desde ontem está cobrindo minha ausência. Porém, preciso de forma urgente ir para a cidade a partir de amanhã”, diz.
Ele explica que o acesso que usava para passar com o veículo cedeu depois do rompimento da barragem e não tem nenhum trecho que dá acesso à rodovia. “Não tem nenhuma alternativa, até agora não tem nenhuma máquina, nada, só tem uma promessa que a prefeitura vai construir uma estrada”, comenta.
Além dele, outras pessoas que residem no Nasa Park também estão isoladas, sendo que uma delas não conseguiu comparecer a uma cirurgia marcada ontem. O neurocirurgião não sabe ao certo quantos moradores estão no local, já que algumas casas costumam ser usadas somente aos fins de semana.
Preocupado com a situação dos pacientes, Leonardo diz que na sexta-feira (23) precisa fazer 50 atendimentos. “Eu tinha que trabalhar, estava de plantão e de repente acabou”, resume.
A reportagem apurou que os moradores ainda não receberam uma manifestação dos responsáveis pelo empreendimento a respeito do rompimento da barragem e das providências. Chegou a alguns deles uma nota que foi direcionada à imprensa, apontando que a administração estaria atuando com agilidade e colocou engenheiros para avaliar a situação após o acidente.
Em entrevista ao Campo Grande News, o prefeito de Jaraguari Edson Rodrigues Nogueira disse que ainda hoje irá com o secretário de obras no Nasa Park para fazer um desvio que possa ser usado pelos moradores.
Entenda o caso - Na manhã desta terça-feira, o rompimento da barragem do Nasa Park pegou todos de surpresa. A situação destruiu casas, abriu cratera na rodovia, e interditou totalmente o km 500 na BR-163.
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) informou que vai autuar os proprietários do Nasa Park e cobrará a elaboração de um Prada (Plano de Recuperação de Área Degradada) para reestabelecer a condição natural existente antes do rompimento da barragem da represa do local, um empreendimento reunindo casas e espaço para prática de esportes náuticos
O Corpo de Bombeiros esteve no local ontem e não encontrou nenhum certificado de vistoria em relação à represa do Nasa Park.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.