ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS aparece só na 14ª posição em ranking nacional de doadores de órgãos

São considerados doadores efetivos registrados entre janeiro e julho deste ano

Por Cassia Modena | 29/09/2023 11:04
Profissionais da saúde transportam órgãos (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Profissionais da saúde transportam órgãos (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Mato Grosso do Sul é o 14º Estado em ranking de doadores efetivos de órgãos exposto pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (28), durante evento em Brasília (DF). No topo da lista estão Paraná (1º), Santa Catarina (2º) e Rondônia (3º).

Foram registrados 13,9 doadores a cada 1 milhão de sul-mato-grossenses entre janeiro e junho deste ano, o período analisado pela pasta federal. O Estado líder doou 42,5 a cada 1 milhão de habitantes, enquanto o vice-líder doou 42,5. Rondônia teve 29,1 doadores.

Houve número recorde de doadores efetivos em todo o Brasil no primeiro semestre de 2023, conforme análise do Ministério. Foram 19 mil doadores a cada 1 milhão de habitantes, o que possibilitou a realização de 4.377 transplantes de órgãos, como rim, fígado e coração. O número é 16,2% maior do que o mesmo período, em 2022.

Dados do Ministério da Saúde referentes à doação de órgãos no Brasil de janeiro a junho de 2023
Dados do Ministério da Saúde referentes à doação de órgãos no Brasil de janeiro a junho de 2023

Quantidade em MS - Segundo a CET (Central Estadual de Transplantes), de 1º de janeiro a 21 de setembro deste ano, Mato Grosso do Sul havia realizado 147 transplantes de córnea; 23 transplantes renais; 2 transplantes de medula óssea autogênico; e 1 transplante de coração. O total é de 172 procedimentos.

No Estado, Campo Grande realiza transplante de rim e de tecido músculo-esquelético (que inclui medula óssea), enquanto as córneas são transplantadas na Capital e em Dourados.

Transplantes de órgãos e tecidos que não são realizados no Estado demandam o encaminhamento do paciente até outro. A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) quanto para os da rede privada.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias