MS confirma 17 mortes por covid e 10 crianças internadas em UTI com a doença
Número de pacientes em leitos pediátricos representa 6,5% do total de hospitalizados em terapia intensiva
Boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (10) indica que 85% dos leitos de terapia intensiva dedicados à pacientes adultos da covid-19, na rede pública do Estado, estão ocupados. Já nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) pediátricas, o índice é de 200%.
Neste caso, há cinco leitos existentes e mapeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas há 10 pacientes infantis internados, todos confirmados com o coronavírus. Este número representa cerca de 6,5% do total de enfermos em terapia intensiva.
"O excedente da capacidade, quando houver, representa pacientes em leitos covid-19 ainda não habilitados pelo SUS, mantidos pelas secretarias municipais e estadual de saúde", diz o documento publicado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Desde o início da pandemia, mais de 452 mil casos foram confirmados em Mato Grosso do Sul, dos quais 10.045 resultaram em óbito. Atualmente, há 23,5 mil em quarentena.
O boletim de hoje traz 3,5 mil novos casos de covid, além de 17 mortes provocadas pela doença. Os registros foram consolidados apenas hoje, mas ocorreram desde 6 de janeiro.
As vítimas tinham entre 45 e 94 anos e eram de Campo Grande (6), Dourados (5), Maracaju, Naviraí, Selvíria, Sidrolândia e Corumbá.