MS e só outros 2 estados registram aceleração nos casos e mortes por covid
Levantamento foi feito pelo consórcio dos veículos nacionais de imprensa
Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe são os únicos estados do país onde a curva dos números de novos casos e mortes provocadas pela covid-19 apresentou aceleração. O levantamento foi feito pelo consórcio dos veículos nacionais de imprensa, divulgado ontem (27). O modelo estatístico estima a velocidade da doença considerando intervalos de 30 dias
De acordo com o levantamento, Mato Grosso do Sul registrou até a noite de ontem, 281.588 casos da doença com 6.572 óbitos em uma situação considerada acelerada com crescimento rápido de novos casos.
A publicação mostra que 19 estados estão com om a curva considerada estável para os novos casos sendo eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Ceará, Maranhão, Pará e Roraima. Os demais estados e o DF estão com o crescimento em nível desacelerado para novos casos.
O consórcio usa modelo estatístico criado por Renato Vicente, professor do Instituto de Matemática da USP (Universidade de São Paulo) e membro do coletivo Covid Radar, e por Rodrigo Veiga, doutorando em física pela USP. Conforme a medição o pico da pandemia aconteceu em Mato Grosso do Sul com 56 mortes.
Segundo boletim epidemiológico divulgado hoje (28), nas últimas 24 horas, 56 pessoas morreram em decorrência da covid-19 em Mato Grosso do Sul. A média móvel da última semana, foi de 43 óbitos diários - a maior desde 29 de abril.
Atualmente, as regiões de Campo Grande e Corumbá têm todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, em sua maioria por pacientes de covid-19, e as de Dourados (95%) e Três Lagoas (97%) estão em situação crítica.