MS perde posição, mas ainda está entre os 5 estados que mais vacinam no País
O Estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal e Amazonas
Com 119,7 mil vacinas aplicadas para a primeira dose, Mato Grosso do Sul, com 2,8 milhões de habitantes, tem a 5ª melhor cobertura vacinal até esta quinta-feira (4). Há quase um mês atrás, o Estado era o 4º melhor no País, e, logo no início da campanha nacional de imunização, em meados de janeiro, chegou a ser o 2º.
O levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação brasileira, selecionou apenas os dados do primeiro imunizante. É importante lembrar que, para uma total eficácia de ambas as vacinas aplicadas em solo brasileiro - Coronavac e Astrazeneca - são necessárias duas doses.
A apuração indica, por exemplo, que a população sul-mato-grossense, entre a região centro-oeste, é a 2ª mais bem colocada.
Amazonas, 1º no ranking nacional, aplicou 254,1 mil primeiras doses, e tem cerca de 4,2 milhões de habitantes. Nessa proporção, é como se 60,4 doses fossem aplicadas a cada mil pessoas. No mesmo índice, Mato Grosso do Sul tem aplicado 42,6.
O Estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul (43,4 doses por mil habitantes), São Paulo (46,9), Distrito Federal (47,2) e Amazonas (60,4).
Nesse quesito, o Pará é o pior estado no País. São 146,3 mil doses para uma população de quase 8,7 milhões. Ou seja, 16,8 vacinas por mil habitantes.
Duas doses - Já em relação a proporção de doses duplas aplicadas, Mato Grosso do Sul é o primeiro no ranking. Conforme levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, é como se 1,91% da população sul-mato-grossense tivesse recebido a segunda dose - que só é aplicada em pacientes que já tenham recebido a primeira.