MS poderá fazer o primeiro transplante de fígado em 2024
Hospital de Campo Grande recebeu aprovação estadual para o procedimento, mas falta credenciar
Transplante de órgãos virou um dos assuntos mais falados este ano, após o ex-apresentador Fausto Silva, o Faustão, ter a vida salva ao receber um novo coração. Isso também acabou chamando atenção para a necessidade da ampliação da rede de captação e transplante nos Estados. Hoje, Mato Grosso do Sul realiza somente transplante de rim, de tecido músculo esquelético (que inclui medula óssea) e de córneas. Mas a partir de janeiro de 2024 pode começar a transplantar fígado.
Essa é a expectativa após a SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicar, nesta terça-feira (12), aprovação para o Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, fazer os procedimentos de transplante. Falta apenas o Ministério da Saúde credenciar a instituição para isso, o que leva 30 dias, em geral, conforme informou a assessoria de imprensa do hospital campo-grandense.
As documentações necessárias estão sendo organizadas para envio à pasta federal. Outras exigências do Ministério da Saúde para habilitar o espaço para transplante de fígado já foram cumpridas. Entre elas estão o credenciamento de equipe, a criação de sala de transfusão de sangue e a readequação da farmácia interna.
A instituição que vai oferecer o serviço e a SES firmaram este ano o convênio para a instalação do centro de transplante. Ele oficializa o repasse de R$ 991.451,72, conseguido via emenda parlamentar. O valor foi investido nos equipamentos que ainda faltavam para o local começar a funcionar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.