MS prepara cadastro positivo para premiar 135 mil condutores sem multas
O governo estuda oferecer desconto de 20% na renovação da CNH
Mato Grosso do Sul prepara cadastro positivo para premiar até 135 mil condutores sem multas. De acordo com o diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Rudel Trindade, o cadastro deve ser adotado em 2023. “Aquele condutor que não cometer infração dentro de 12 meses poderá ser premiado pelo poder público e a iniciativa privada.”
O governo estuda oferecer desconto de 20% na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), enquanto empresas poderão, por exemplo, dar desconto na locação de veículos. Numa primeira filtragem, o Detran identificou 135 mil pessoas que podem participar do cadastro positivo.
O anúncio foi feito durante o lançamento nacional da nova CNH, realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Rudel Trindade destacou os projetos de tecnologia do Detran.
“Mato Grosso do Sul não foi escolhido à toa. O Detran tem um time muito capacitado, sempre à frente desse desenvolvimento. Hoje, 95% dos serviços são digitais e 70% do atendimento é digital.”
De acordo com Rudel, o departamento prevê redução de até 30% nas taxas de serviços. Ele também destacou que o processo para obtenção da CNH ainda é muito caro ao cidadão, com valor em torno de R$ 3 mil. O governo tem o CNH MS Social, programa que beneficia cinco mil pessoas. Por vezes, o documento é exigido por empregador e a pessoa acaba ficando sem a vaga de trabalho.
O Detran e o Ministério da Infraestrutura firmaram protocolo de intenções para promover ações de compartilhamento de força de trabalho, intercâmbio de informações entre os sistemas e desenvolvimento de sistemas para educação e segurança no trânsito por meio da transformação digital.