ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MS registra mais quatro mortes por dengue nesta semana

Desde janeiro, no Estado foram registrados 23 óbitos em 13 cidades devido a doença

Por Geniffer Valeriano | 05/06/2024 17:45
Larva do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e zika (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Larva do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e zika (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com mais quatro mortes, o número de mortes por dengue sobe para 23 em Mato Grosso do Sul. Desde janeiro, 13 municípios registraram óbitos decorrentes da doença. Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (5), até o dia 1º havia 10.358 casos confirmados.

Nesta semana, as cidades de Mundo Novo e Aparecida do Taboado passaram a integrar a lista de municípios que registraram mortes após infectação por dengue.

Em Mundo Novo, cidade a 463 km da Capital, uma mulher de 74 anos começou a apresentar os sintomas da doença no dia 7 de maio. Após seis dias a idosa morreu. A mulher possuía comorbidades, como diabetes, doença renal crônica e hipertensão arterial.

Outro idoso, de 91 anos, morreu na cidade de Aparecida do Taboado, que fica a 458 km de Campo Grande. O homem não possuía nenhuma comorbidade e faleceu 20 dias após os primeiros sintomas da doença.

As outras duas mortes foram registradas na cidade de Chapadão do Sul, a 331 km da Capital. A primeira ocorreu no dia 27 de maio, sete dias após uma homem de 38 anos apresentar os primeiros sintomas da dengue. A vítima possuía diabetes e hipertensão arterial.

O segundo óbito foi de uma criança de 8 anos, que não possuía nenhuma comorbidade. A menina começou a sentir os sintomas da doença no dia 25 de maio e acabou falecendo dois dias depois.

Anteriormente, outras mortes foram registradas em Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 9 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação - O boletim ainda informa que 49.509 doses de vacina foram aplicadas no público-alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 138.351 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Chikungunya - Em relação à Chikungunya, no Estado foram registrados 4.780 casos prováveis, sendo 645 confirmados. Não há óbitos registrados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias