ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS registrou 259 ameaças em escolas públicas e privadas

Levantamento do Portal Nacional da Educação investigou período de janeiro de 2023 a junho de 2023

Mylena Fraiha | 03/07/2023 18:56
MS registrou 259 ameaças em escolas públicas e privadas
Agente da Polícia Militar em frente ao colégio Blanche dos Santos Pereira, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Mato Grosso do Sul registrou 259 ocorrências de ameaças em escolas públicas e privadas, conforme aponta o último levantamento do Portal Nacional da Educação. Divulgado nesta segunda-feira (3), o mapeamento abrange os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Os resultados, referentes ao período de 1° de janeiro de 2023 a 22 de junho de 2023, revelam uma realidade preocupante. Entre os casos de ameaça, está o incidente ocorrido em abril, na Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, no Jardim Tijuca, em Campo Grande, que assustou pais e alunos.

Após aviso de massacre pichado no banheiro masculino, no dia 4 de abril, alunos tiveram as mochilas e os pertences revistados pela equipe da Ronda Escolar da Polícia Militar. Quatro policiais participaram da ação, entretanto, nenhuma irregularidade foi encontrada e o autor da ameaça não foi identificado.

Embora nenhuma das 259 ameaças tenha sido executada, o levantamento mostra que 83 pessoas foram vítimas de casos de violência que resultaram em ferimentos. Felizmente, não houve casos fatais.

Entre esses incidentes, está o caso do adolescente, de 15 anos, que esfaqueou uma advogada, de 46 anos, no dia 18 de maio, na Escola Municipal Bernardo Franco Baís. O menino é ex-aluno da unidade e atingiu a mulher nas costas, enquanto ela deixava o filho.

O monitoramento também mostra que, ao todo, foram identificadas 138 pessoas como autores desses incidentes, sendo que apenas dois deles foram apreendidos pela polícia. Não há informações disponíveis sobre o número de pessoas ouvidas em inquéritos ou mandados de busca e apreensão relacionados aos casos de violência nas escolas do estado.

A reportagem entrou em contato com a SED (Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e com a Sintrae-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Mato Grosso do Sul) para saber quais medidas estão sendo adotadas para lidar com essa questão nas escolas do Estado.

Entretanto, até o fechamento desta matéria não obteve resposta. O espaço continua aberto para futuros pronunciamentos.

Dados nacionais - A nível nacional, os números são igualmente preocupantes. O Brasil registrou um total de 3.396 boletins de ocorrências relacionados à violência nas instituições de ensino.

Além disso, ao todo, 1.595 adolescentes e suspeitos foram conduzidos a delegacias para prestar depoimentos às polícias estaduais.

Nos siga no Google Notícias