ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MS terá escolas bilíngues com línguas maternas de etnias indígenas em 2025

O material será disponibilizado nas línguas Terena, Kadiwéu, Guarani e Kaiowá.

Por Lucas Mamédio e Fernanda Palheta | 01/07/2024 19:05
Professora indígena alfabetizando criança na língua portuguesa na Escola Municipal Indígena Araporã, na Reserva Indígena de Dourados (Foto: Paula Maciulevicius)
Professora indígena alfabetizando criança na língua portuguesa na Escola Municipal Indígena Araporã, na Reserva Indígena de Dourados (Foto: Paula Maciulevicius)

Mato Grosso do Sul terá, em 2025, pelo menos 18 escolas públicas bilíngues em que a segunda língua, que não o português, será uma língua nativa de quatro etnias indígenas.

A informação foi dada pelo secretário estadual de Educação, Hélio Daher, durante premiação do “MS Alfabetiza”, que premiou as escolas com melhores práticas de alfabetização no estado nesta segunda-feira (1º).

Segundo secretário, todo o material didático já foi redigido e está diagramado para, posteriormente, ser impresso. Primeiramente, o material será disponibilizado nas línguas Terena, Kadiwéu, Guarani e Kaiowá.

“Criamos um programa em alfabetização de língua materna. Como há um peso muito grande de alfabetização em língua portuguesa, se você olhar os índices normalmente as escolas indígenas têm mais dificuldades porque a criança aprende a falar na língua materna. Você tem uma ênfase em trabalhar na língua portuguesa, essa ênfase acaba matando a língua materna. É o primeiro estado do Brasil. Vão ser escolas bilíngues porque vamos trabalhar a alfabetização em duas línguas”, explicou Hélio.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias