ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Multivacinação de crianças começa na 6ª em MS; veja quais vacinas são aplicadas

Podem receber as doses listadas pelo Ministério da Saúde, crianças e adoelscentes, de até 15 anos

Guilherme Correia | 30/09/2021 09:59
Vacinas serão aplicadas em crianças, de até 15 anos, em postos de saúde (Foto: Paulo Francis)
Vacinas serão aplicadas em crianças, de até 15 anos, em postos de saúde (Foto: Paulo Francis)

Lançada hoje pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação, que visa imunizar crianças e adolescentes, menores de 15 anos, que ainda não tenham tomado vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, deve começar nesta sexta-feira (1º) em Mato Grosso do Sul.

A campanha está prevista para ocorrer a partir de amanhã, em todo o Brasil, e se estende até 29 de outubro. Além disso, em 16 de outubro, será feito o "Dia D", para priorizar a vacinação contra sarampo, meningite e caxumba.

O objetivo é proteger a população e melhor a cobertura vacinal em território brasileiro, de forma padronizada. A pasta federal também espera reduzir a incidência de doenças que podem ser prevenidas por meio do imunizante, tais como a influenza.

Em publicação feita na semana passada, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), a coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, explicou que a pandemia modificou a rotina de levar os pequenos à vacinação. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde”.

A pasta estadual também afirmou que todas as unidades de saúde das 79 cidades do Estado foram abastecidas com doses. "A SES alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita".

Vacinas - O PNI (Programa Nacional de Imunizações) dispõe 18 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. Consulte a secretaria de saúde do seu município e se atente aos horários de funcionamento das unidades de saúde.

Até sete anos, podem tomar as da BCG (contra tuberculose), contra hepatite B, a penta-valente, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.

Por fim, de sete a 15 anos, são aplicadas as de hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.

Nos siga no Google Notícias