ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Na Capital, empresas recebiam dinheiro de esquema de facção gaúcha

Ao todo foram cumpridos 72 mandados de busca e apreensão hoje, quatro deles em MS

Ana Paula Chuva e Geisy Garnes | 20/07/2021 13:48
Equipes do Garras cumpriram mandados de busca e apreensão em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Equipes do Garras cumpriram mandados de busca e apreensão em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Equipe do Garras (Delegacia Especializada em Repressão à Roubos, Assaltos e Sequestro), da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã e da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, nesta manhã (20), durante a operação Irmandade. Dois deles foram na Capital em empresas que os sócios recebiam dinheiro de facção gaúcha resultante do tráfico de drogas.

Ao Campo Grande News, o delegado Adriano  Nonnenmacher, titular da Denarc (Divisão de Investigação do Narcotráfico do Rio Grande do Sul), explicou que a facção gaúcha se aliou ao PCC (Primeiro Comando da Capital) para o esquema de distribuição de drogas  no Rio Grande do Sul.

As investigações tiveram inicio em 2019 e tiveram o apoio da equipe da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico). Com isso, foram identificadas algumas empresas e pessoas jurídicas em MS que estavam recebendo o dinheiro dessa facção gaúcha. No entanto, os nomes e endereços não foram divulgados.

Hoje então foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois deles foram em Campo Grande. Nos endereços os policiais do Garras foram identificar se eram residenciais dos sócios que empresas que estavam recebendo dinheiro da facção ou se eram empresas de fachada.

Em um dos endereços, que não foi especificado pela Polícia Civil,  a equipe encontrou um dos sócios que recebia esse dinheiro do tráfico. Ele foi levado para prestar depoimento.

Defron e 1ª DP de Ponta Porã durante cumprimento dos mandados. (Foto: Divulgação | Polícia Civil)
Defron e 1ª DP de Ponta Porã durante cumprimento dos mandados. (Foto: Divulgação | Polícia Civil)

Os outros dois mandados foram cumpridos em Ponta Porã pela equipe da Defron. Na investigação, os endereços alvo constavam como empresas de factoring (espécie de empréstimo), no entanto, eram apenas imóveis residenciais.

Na Capital, foi divulgado apenas que um dos mandados foi cumprido na Vila Nhanhá, no entanto, a Polícia Civil não disse quem eram os alvos.

O delegado ainda explicou que a princípio esses pagamentos seriam de remessas de drogas enviadas pela facção ao Rio Grande do Sul, no entanto, ainda estão investigando de onde a droga teria saído. Ele não sou no entanto dizer quais eram os setores das empresas de fachada.

À reportagem ele disse ainda que para despistar a polícia, o pagamento era diluído para vários laranjas e várias empresas e muitas vezes, a mesma pessoa tinha vários CNPJ, ou seja, abria uma empresa, recebia o dinheiro, fechava a empresa e abria outra para receber novos valores.

Com a investigação, a Polícia Civil conseguiu identificar e indisponibilizar 21 carros e dois imóveis em Novo Hamburgo, avaliados em cerca de R$ 3,5 milhões. Foram bloqueadas ainda 52 contas em bancos, além de ativos em bolsa de valores e criptomoedas. O esquema incluía ainda o envio de dinheiro para Paraguaio, Bolívia e Colômbia através de doleiros: um deles já investigado pela operação Lava-Jato.

Ao todo são cumpridos 72 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva, além de bloqueio/indisponibilidade de ativos financeiros, veículos e imóveis, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará. Quatro pessoas foram presas, entre elas a esposa do gerente do esquema.

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre mandado de busca e apreensão nesta manhã (Foto: Divulgação)
Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre mandado de busca e apreensão nesta manhã (Foto: Divulgação)

Com ela foram apreendidas duas Mercedes avaliadas em mais de R$ 80 mil cada, além de joias, comprovando o alto padrão e vida dos envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro, uma das características da facção gaúcha.

"Durante toda a investigação contamos com o apoio da Polícia sul-mato-grossense. Hoje os mandados foram cumpridos no Estado pelo Garras e Defron, mas tivemos também o apoio da Denar e também do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. Essa parceria é muito importante para desmantelar quadrilhas como essa que atuam em vários estados", disse Adriano.

Nos siga no Google Notícias