Neste fim de ano, 567 detentos ganham saída temporária em MS
Benefício é concedido a internos com bom comportamento e que estejam no regime semiaberto
![Neste fim de ano, 567 detentos ganham saída temporária em MS Neste fim de ano, 567 detentos ganham saída temporária em MS](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2021/12/24/3tbsero4b6io4.jpeg)
Entre mais de 20 mil detentos, 567 ganharam o direito de passar as festas de fim de ano em casa, segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
São 24,61% a mais que em 2020, quando 455 saíram temporariamente. Os internos saem nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, e devem retornar em 7 de janeiro.
Não é perdão – A saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal apenas para detentos que estejam cumprindo pena no regime semiaberto. Nesse caso, o interno trabalha durante o dia e dorme em um estabelecimento penal.
O benefício é concedido em outras datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Mães. Para ter direito, o detento precisa ter bom comportamento e cumprido ⅙ da pena se for réu primário ou ¼ se for reincidente. A autorização para saída depende do juízo da Vara de Execuções Penais.
A saída temporária é diferente do indulto, concedido por meio de decreto da Presidência da República, extinguindo a pena. Esse benefício é concedido de forma coletiva, mas também precisa de aval da Justiça.