ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  10    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

No último ano, uma pessoa desapareceu por dia em MS

Dessas ocorrências, 110 foram com menores de idade

Por Kamila Alcântara | 09/02/2025 08:47
No último ano, uma pessoa desapareceu por dia em MS
Joaquim Rangel Gonzales, de 78 anos, foi um dos desaparecidos de 2025 (Foto: Osmar Veiga)

Durante o ano de 2024, Mato Grosso do Sul teve 391 pessoas que desapareceram, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A média é de um desaparecimento por dia, com aumento de 10% em comparação ao último ano, sendo que 110 pessoas são menores de 18 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Durante 2024, Mato Grosso do Sul registrou 391 desaparecimentos, média de um por dia, com aumento de 10% em relação ao ano anterior. Destes, 110 eram menores de 18 anos. O sistema Sigo da Sejusp mostra 379 casos: 157 adultos, 84 jovens, 97 adolescentes, 26 idosos e 10 crianças, sendo 64,12% homens. Em 2025, já são 72 desaparecidos e 131 encontrados. A PCMS orienta registrar boletim após 24h e alerta para ações imediatas como avisar amigos e familiares, percorrer locais frequentes e ter foto atualizada do desaparecido.

O Estatística Sigo (Sistema Integrado de Gestão ou Sistema de Informação de Gestão Orçamental), sistema de registro de ocorrências da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) apresenta o perfil das pessoas desaparecidas, mas com 379 casos.

Segundo o painel, foram 157 adultos, 84 jovens, 97 adolescentes, 26 idosos e 10 crianças. Desses, 64,12% são do sexo masculino.

Ainda há os registros de pessoas localizadas disponíveis no sistema estadual, que apresentou 1,5 mil encontrados em todo Estado, incluindo 29 crianças e 287 adolescentes.

O que fazer quando um familiar sumir? O setor que investiga esses casos na PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) pede para que um boletim de ocorrência seja registrado pelo menos 24h depois, mas, antes disso é importante:

- Avisar amigos e familiares o mais rápido possível;
- Percorrer os locais de preferência da pessoa;
- Ter uma foto atualizada da pessoa;
- Memorizar a vestimenta e outros detalhes da pessoa;
- Informar todas as características possíveis do desaparecido.

Em 2025 já são 72 pessoas desaparecidas e 131 encontradas pela polícia. Uma das ocorrências foi do espanhol Joaquim Rangel Gonzales, de 78 anos, no dia 14 de janeiro. Com a ajuda de cartazes e até da cadela Laika, do Corpo de Bombeiros, o corpo dele foi encontrado a 13,8 km da sua casa. Joaquim já tinha diagnóstico de Alzheimer e fazia uso contínuo de medicamentos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias